bukib
0 bukibs
Columbus, Ohio
Hora local: 01:06
Temperatura: -11.9°C
Probabilidade de chuva: 0%

Transferências de Alunos nas Redes Públicas de Ensino

Até o meio-dia de quarta-feira (14/01), um total de 37.893 transferências de alunos foram realizadas nas redes públicas de ensino do Estado e dos municípios de Manaus, Iranduba e Coari. Esses dados foram fornecidos pela Processamento de Dados Amazonas S.A. (Prodam), destacando a eficiência do sistema de matrículas online.

Das solicitações realizadas, 89% foram feitas pela internet, por meio do site matriculas.am.gov.br, com uma predominância de acessos feitos por dispositivos móveis. Isso demonstra a adaptação da população às tecnologias digitais e a busca por processos mais ágeis e acessíveis.

Modelo de Transferência e Acesso à Educação

O modelo de transferência de alunos adotado pelo Estado e pelos municípios visa ampliar a igualdade de acesso ao sistema de ensino. De acordo com o diretor técnico da Prodam, Salim David, essa abordagem permite que os responsáveis realizem todo o processo de matrícula de forma remota, sem a necessidade de se deslocar até as escolas. Isso coloca o Amazonas em uma posição de destaque no uso da tecnologia para garantir o acesso às escolas públicas.

As transferências registradas foram distribuídas da seguinte maneira:

  • 23.191 transferências destinadas à rede estadual de ensino;
  • 14.334 transferências para as escolas municipais de Manaus;
  • 313 vagas reservadas para a rede municipal de Iranduba;
  • 55 vagas reservadas para a rede municipal de Coari.

Desempenho do Sistema e Confirmação de Matrícula

O sistema de matrículas operou de forma estável durante todo o período, mesmo com a grande demanda registrada nas primeiras horas. De acordo com Salim David, não houve intercorrências registradas até o momento. Além disso, é fundamental que os pais e responsáveis estejam atentos para a confirmação da matrícula na unidade de ensino para onde o aluno foi transferido, que deve ser feita no prazo máximo de três dias úteis após a solicitação de transferência.

O secretário municipal de educação, Junior Mar, destacou que o número expressivo de mais de 37 mil solicitações de transferência demonstra a confiança da população na rede municipal de ensino e na eficiência do sistema de matrículas. Isso é resultado de um planejamento responsável, visando garantir que os estudantes sejam devidamente alocados e tenham assegurada a continuidade de seus estudos.

Este conteúdo pode conter links de compra.

Fonte: link