Tromba d’água em Paraty (RJ) impressiona moradores e turistas
Um fenômeno atmosférico impressionou cariocas e turistas em Paraty, no Rio de Janeiro, neste domingo (4). A formação de uma tromba d’água no mar da praia de Matim de Sá foi registrada por banhistas e rapidamente se espalhou pelas redes sociais.
A Defesa Civil do Rio esclareceu que o episódio não foi um tornado, mas sim uma tromba d’água, que é um fenômeno semelhante, mas que ocorre sobre superfícies aquáticas, como mares, rios e lagos. Essa ocorrência não é a primeira vez que chama a atenção no estado, pois em 2023, um episódio semelhante assustou pessoas que passeavam pela Lagoa das Amendoeiras, em Maricá.
A tromba d’água ocorre em condições de instabilidade atmosférica, quando há um grande contraste de temperatura e umidade entre diferentes camadas de ar. Segundo o Climatempo, é uma nuvem funil que toca uma superfície de água, que pode ser o oceano, uma lagoa ou um rio. Quando a forte corrente de vento giratória chega sobre a superfície, causa o levantamento de água.
O fenômeno pode causar dano às embarcações que passam próximo dele e, se sair da água para a terra, dependendo da intensidade do vento, pode ser perigoso. A tromba d’água aconteceu durante um período em que o mar está de ressaca, com ondas que podem atingir até três metros de altura.
O Corpo de Bombeiros intensificou os resgates nas praias do estado e orienta que a população não se aproxime de mirantes, costões, pedras e outros espaços suscetíveis a incidentes. Além disso, a corporação recomenda que pescadores evitem atividades enquanto durarem as condições adversas.
- A Marinha do Brasil emitiu um alerta que é válido até as 6h desta segunda-feira (5).
- O Corpo de Bombeiros está preparado para atender às ocorrências.
- A população deve estar atenta às condições climáticas e seguir as orientações das autoridades.
É importante lembrar que a segurança é fundamental em situações como essa, e a população deve estar preparada e informada sobre as condições climáticas.
Este conteúdo pode conter links de compra.
Fonte: link