bukib
0 bukibs
Columbus, Ohio
Hora local: 00:52
Temperatura: -16.6°C
Probabilidade de chuva: 0%

É oficial: Tesla cede à BYD posto de maior fabricante de carros elétricos do mundo

BYD Assume o Liderato no Mercado de Carros Elétricos

O ano passado marcou uma mudança significativa no mercado de carros elétricos, com a BYD assumindo o posto de maior fabricante de veículos elétricos do mundo, superando a Tesla. As vendas da Tesla caíram 8,6% no ano passado, enquanto a BYD ampliou suas vendas de veículos totalmente elétricos, entregando quase 2,26 milhões de unidades.

As entregas da Tesla no quarto trimestre recuaram 16%, para 418.227 veículos, abaixo das estimativas de analistas. Já a BYD conseguiu entregar mais de 2 milhões de híbridos plug-in em cada um dos últimos dois anos, consolidando sua posição no mercado. A Tesla, liderada por Elon Musk, tentou desviar a atenção da queda nas vendas destacando avanços em seu esforço de longa data para lançar um negócio de robotáxis.

Desempenho e Perspectivas

A BYD se distanciou da Tesla no ano passado, após ter ficado logo atrás da concorrente americana em 2024. A fabricante chinesa entregou mais carros totalmente elétricos no quarto trimestre daquele ano, mas a Tesla manteve uma vantagem estreita no acumulado anual. Wall Street tem se mostrado cética em relação às perspectivas de vendas da Tesla para 2026, com analistas prevendo a entrega de cerca de 1,8 milhão de veículos, uma redução significativa em relação às expectativas de dois anos atrás.

O presidente-executivo da Tesla, Elon Musk, encerrou o ano estimulando expectativas em torno do Cybercab, um carro compacto de dois lugares com portas tipo borboleta. Embora o protótipo apresentado pela primeira vez no fim de 2024 não tivesse volante nem pedais, a presidente do conselho da Tesla, Robyn Denholm, disse que a empresa venderá o veículo com esses componentes, se exigido por reguladores.

As ações da Tesla subiram 1,5% antes da abertura do pregão regular na sexta-feira, recuperando parte das perdas após seis quedas consecutivas nos últimos dias de negociação de 2025. No acumulado do ano passado, o papel avançou 11%.

  • A BYD se tornou a maior fabricante de carros elétricos do mundo.
  • A Tesla viu suas vendas caírem 8,6% no ano passado.
  • A empresa chinesa entregou quase 2,26 milhões de veículos elétricos.

Este conteúdo pode conter links de compra.

Fonte: link