Regime de Nicolás Maduro Libertou 87 Presos Políticos
O governo de Nicolás Maduro libertou 87 pessoas que estavam encarceradas por motivos políticos na madrugada de quinta-feira, de acordo com o Comitê de Mães em Defesa da Verdade, uma ONG que acompanha a situação dos presos pelo regime.
Essa liberação foi precedida por outra, em que 71 pessoas foram libertadas no Natal. Segundo a organização, essas solturas são fruto da luta de centenas de mães e familiares que se mobilizaram para exigir justiça e encontraram solidariedade de pessoas e organizações populares.
A ONG afirma que “não tem dúvida de que exigir nossos direitos, mesmo em momentos de muita adversidade, é o caminho correto para conseguir a liberdade plena de nossos jovens”. No entanto, a conquista é considerada insuficiente, pois as pessoas libertadas continuam em julgamento e com medidas cautelares, e muitos outros familiares ainda continuam “arbitrariamente privados de liberdade”.
Situação dos Presos Políticos na Venezuela
De acordo com a ONG Foro Penal, havia 902 presos políticos na Venezuela até 15 de dezembro, sendo 86 deles estrangeiros ou venezuelanos com outra nacionalidade. Já a ONG Justiça, Encontro e Perdão (JEP) contabilizava mais de 1 mil presos políticos.
A ONG Comitê de Mães em Defesa da Verdade está pedindo uma anistia geral para conceder liberdade plena a todas as pessoas detidas arbitrariamente por motivos políticos. A organização afirmou que “continuaremos lutando até alcançar a liberdade plena de cada um de nossos jovens”.
- 87 presos políticos foram libertados pelo regime de Nicolás Maduro.
- A liberação foi precedida por outra, em que 71 pessoas foram libertadas no Natal.
- A ONG Comitê de Mães em Defesa da Verdade está pedindo uma anistia geral para conceder liberdade plena a todas as pessoas detidas arbitrariamente por motivos políticos.
Este conteúdo pode conter links de compra.
Fonte: link