bukib
0 bukibs
Columbus, Ohio
Hora local: 11:57
Temperatura: -6.2°C
Probabilidade de chuva: 10%

Turquia prende quase 500 pessoas em dois dias de operações contra Estado Islâmico

Operações contra o Estado Islâmico na Turquia

A Turquia realizou uma série de operações contra suspeitos de pertencerem ao Estado Islâmico (EI) em todo o país, resultando na prisão de quase 500 pessoas em apenas dois dias. As ações foram realizadas em 25 províncias e visam prevenir possíveis ataques durante as festividades de fim de ano.

Na semana passada, a Procuradoria-Geral de Istambul afirmou que as autoridades detiveram 115 suspeitos que estariam planejando ataques contra não muçulmanos nas celebrações de Natal e de ano-novo. A Turquia é um país predominantemente muçulmano e tem sido alvo de ataques do EI no passado.

As operações policiais resultaram em confrontos violentos, incluindo um incidente na província de Yalova, no noroeste da Turquia, onde seis suspeitos e três policiais foram mortos. As autoridades afirmaram que todos os suspeitos eram cidadãos turcos.

O EI realizou uma série de atentados mortais na Turquia, incluindo o ataque a tiros em uma boate de Istambul em 1.º de janeiro de 2017, que matou 39 pessoas. O grupo terrorista já controlou grandes áreas da Síria e do Iraque, países que fazem fronteira com a Turquia, e inspirou ataques em todo o mundo.

As operações contra o EI na Turquia ocorrem em um contexto de aparente ressurgimento global do grupo, marcado por um recente ataque inspirado pelo EI na Austrália e atentados contra forças americanas na Síria. As forças armadas dos EUA afirmaram que 25 membros do grupo foram mortos ou capturados na Síria neste mês.

  • 125 pessoas foram presas em batidas simultâneas em 25 províncias na quarta-feira (31)
  • 357 pessoas foram presas em ações semelhantes no dia anterior
  • 115 suspeitos foram detidos na semana passada por planejarem ataques contra não muçulmanos

As operações contra o EI na Turquia e em outros países visam prevenir ataques e desmantelar a infraestrutura do grupo terrorista. A Turquia já realizou operações semelhantes em larga escala contra suspeitos de pertencerem ao EI, mas a mais nova campanha ocorre em um contexto de aparente ressurgimento global do grupo.

Este conteúdo pode conter links de compra.

Fonte: link