bukib
0 bukibs
Columbus, Ohio
Hora local: 07:06
Temperatura: -9.2°C
Probabilidade de chuva: 10%

Intoxicação por Metanol: Entendendo os Antídotos

A intoxicação por metanol é um quadro grave que pode levar a consequências fatais se não tratado prontamente. Recentemente, vários casos foram registrados em diferentes partes do Brasil, incluindo o estado da Bahia, onde pacientes foram internados após ingerir bebidas alcoólicas contaminadas com metanol.

O metanol é um álcool utilizado em processos industriais, como solvente, combustível e na fabricação de outros produtos químicos. Ele não é seguro para consumo humano e pode causar danos graves, incluindo cegueira e morte, mesmo em pequenas quantidades.

Tratamento e Antídotos

Quando o serviço de saúde é buscado rapidamente, é possível reverter a intoxicação por metanol. O primeiro passo é frear a metabolização do metanol no fígado, onde ele é quebrado em formaldeído e ácido fórmico, componentes altamente tóxicos.

Um dos antídotos utilizados para tratar a intoxicação por metanol é o próprio etanol, que compete com a mesma enzima que metaboliza o metanol, reduzindo a formação de metabólitos tóxicos. No entanto, é importante ressaltar que o etanol farmacêutico tem uso restrito e deve ser administrado por profissionais de saúde qualificados.

Outro antídoto eficaz é o fomepizol, que bloqueia a ação da enzima que quebra o metanol, evitando a formação de formaldeído e ácido fórmico. No entanto, o fomepizol não está disponível no Brasil, exceto em casos de importação extraordinária.

Outras Medidas de Tratamento

Além dos antídotos, outras medidas podem ser necessárias para tratar a intoxicação por metanol, dependendo da gravidade do quadro e do tempo transcorrido desde a ingestão. Isso inclui:

  • Hemodiálise, para remover o metanol e seus metabólitos do sangue;
  • Intervenções médicas para suporte da vida, como ventilação forçada, intubação e reanimação cardiopulmonar;
  • Administração de bicarbonato de sódio para conter a acidose devido ao acúmulo de ácido fórmico no corpo.

É fundamental que o tratamento ocorra em ambientes de média a alta complexidade hospitalar, com profissionais de saúde qualificados e equipamentos adequados.

Este conteúdo pode conter links de compra.

Fonte: link