Oportunidade Rara para Investidores
Um estudo recente realizado pela consultoria Quantum revela que os investidores têm uma oportunidade rara de obter taxas de juros acima da média em títulos do Tesouro Nacional corrigidos pelo IPCA. De acordo com o estudo, apenas em 12,21% dos dias de negociação dos últimos dez anos, o juro da NTN-B 2035 final ficou igual ou acima de 7% ao ano, como é o caso atual.
As NTN-Bs com juros semestrais também apresentam taxas atraentes, com as com vencimento em 2035 tendo ganhos acima de 7% ao ano apenas em 12,29% dos dias, e as 2045, em 12,01% dos dias. Isso sugere que o momento atual é bastante interessante para os investidores, principalmente para aqueles que desejam levar o papel até o vencimento.
Análise do Mercado
De acordo com Otávio Araújo, consultor sênior da Zero Markets Brasil, o estudo da Quantum mostra que o momento atual representa uma oportunidade bastante interessante para o investidor. “O que vemos é que, de 2015 a 2025, em 2.490 dias de negociação, apenas em 304 dias as NTN-Bs 2035 pagaram juros iguais ou maiores que 7%.”, observa.
Além disso, a regra da consultoria é que com juros reais acima de 6% o investimento já é atrativo e, com 7%, “pode mandar bala e comprar”. Com juros de 7% ao ano, o investidor pode obter um ganho real de 96,7% em dez anos, quase dobrando o valor investido.
Estratégias de Investimento
Os especialistas sugerem que os investidores montem uma
- carteira
com prazos diferentes de títulos, escalonando os vencimentos e respeitando o planejamento de vida de cada um. Além disso, é importante ter papéis atrelados à inflação para proteger o capital da desvalorização da moeda e garantir um rendimento real.
É fundamental acompanhar os indicadores macroeconômicos e a discussão política, que podem influenciar a curva de juros. No entanto, para os investidores que desejam especular com a queda dos juros em prazos mais curtos, é recomendável procurar orientação profissional.
Este conteúdo pode conter links de compra.
Fonte: link