Correios Fecham Empréstimo de R$ 12 Bilhões
Os Correios fecharam um empréstimo de R$ 12 bilhões com um grupo de cinco bancos, incluindo Bradesco, Itaú, Santander, Caixa e Banco do Brasil. O contrato foi assinado na última sexta-feira e recebeu aval do Tesouro Nacional, com garantia da União.
O dinheiro será usado para pagar obrigações da estatal, como o pagamento de salários, precatórios e dívidas em atraso. Além disso, o empréstimo terá duração de 15 anos, até 2040, e visa financiamento para capital de giro e investimentos estratégicos.
Objetivos do Empréstimo
O objetivo do empréstimo é permitir que os Correios paguem dívidas em atraso e coloquem em prática um plano de reestruturação. Desde que o presidente Emmanoel Rondon assumiu a empresa, no final de setembro, ele vinha tentando fechar o negócio para colocar a estatal de volta nos trilhos.
O empréstimo é condicionado a um plano de reestruturação que inclui medidas de corte de gastos e aumento de receitas para que a estatal volte a ter lucro em 2027. Algumas das medidas previstas incluem:
- Demissão voluntária de 15 mil trabalhadores, sendo 10 mil em 2026 e 5 mil em 2027;
- Fechamento de 1 mil unidades dos Correios;
- Novas parcerias com o setor privado.
O dinheiro do empréstimo deve entrar na conta dos Correios até, no máximo, terça-feira. Com isso, a estatal poderá começar a pagar suas obrigações em atraso e colocar em prática seu plano de reestruturação.
Este conteúdo pode conter links de compra.
Fonte: link