bukib
0 bukibs
Columbus, Ohio
Hora local: 02:58
Temperatura: 6.2°C
Probabilidade de chuva: 1%

Juros do Crédito Pessoal e Cartão Rotativo Avançam para as Famílias

De acordo com as Estatísticas Monetárias e de Crédito divulgadas pelo Banco Central (BC), as taxas médias de juros cobradas pelos bancos subiram para as famílias e caíram para as empresas em novembro.

Os destaques do mês foram os avanços de 5,5 pontos percentuais (pp) nas contratações de crédito pessoal não consignado, que subiram para 106,6% ao ano, e de 3,2 pp no cartão de crédito parcelado, que ficou em 181,2% ao ano. Além disso, houve aumento de 0,7 pp na taxa do cartão de crédito rotativo, chegando a 440,5% ao ano.

  • O crédito rotativo é uma das modalidades de crédito com as taxas mais altas do mercado.
  • Mesmo com a limitação de cobrança dos juros do rotativo em vigor desde janeiro do ano passado, os juros seguem variando, com redução de 5,4 pp em 12 meses para as famílias.
  • O crédito rotativo dura 30 dias e é tomado pelo consumidor quando paga menos que o valor integral da fatura do cartão de crédito.

No total, a taxa média de juros das concessões de crédito livre para famílias teve aumento de 0,9 pp em novembro, acumulando alta de 6,2 pp em 12 meses e chegando a 59,4% ao ano.

Já para as empresas, os juros médios nas novas contratações de crédito livre tiveram redução de 0,6 pp no mês, e aumento de 2,8 pp em 12 meses, alcançando 24,5%.

O Banco Central também destacou a queda mensal de 0,7 pp nos juros de desconto de duplicatas e outros recebíveis, que ficou em 19,3% ao ano.

Com isso, considerando recursos livres e direcionados, para famílias e empresas, a taxa média de juros das concessões em novembro teve incremento de 0,1 pp no mês e de 3,5 pp em 12 meses, atingindo 31,9% ao ano.

O endividamento das famílias, que é a relação entre o saldo das dívidas e a renda acumulada em 12 meses, ficou em 49,3% em outubro, aumento de 0,2 pp no mês e de 1,2 pp em 12 meses.

O Banco Central utiliza dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio (Pnad), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), para calcular esses indicadores.

Este conteúdo pode conter links de compra.

Fonte: link