Origem do Carnaval
O Carnaval é uma das festas mais aguardadas do ano no Brasil, com desfiles de escolas de samba, música e celebrações que duram cerca de seis dias. Mas você já se perguntou como surgiu essa festa?
A origem do Carnaval remonta a festas pagãs da Antiguidade, em que eram comemoradas passagens de estação ou o começo de um novo ano com festividades prolongadas e consumo de comida e bebidas alcóolicas. No entanto, o Carnaval como é celebrado hoje surgiu na Idade Média, criado pela Igreja Católica.
Como surgiu o Carnaval
Na Alta Idade Média, a Igreja Católica criou a Quaresma, os quarenta dias anteriores à Páscoa, em que os fiéis deviam passar os dias em completa devoção e impondo limites a prazeres mundanos, para representar os sacrifícios de Jesus. Como não podia controlar totalmente a vontade do povo em seguir com as festas pagãs, a Igreja Católica permitiu o Carnaval, que seria uma maneira de realizar celebrações extravagantes e mundanas antes de seguir para o momento de introspecção e sacrifício da Quaresma.
No Brasil, a forma como a festa é realizada hoje surgiu no período colonial, quando os portugueses trouxeram algumas brincadeiras de Carnaval ao país. A cultura africana teve forte peso na construção do Carnaval no Brasil por meio da influência dos afoxés, frevos, maracatus e samba, que deram musicalidade e personalidade única a o que hoje é a maior manifestação cultural do país.
Por que a data do Carnaval muda todo ano
O Carnaval não tem data fixa porque está ligado à Páscoa, que também não possui um dia fixo para acontecer. A comemoração pode acontecer entre fevereiro e os primeiros dias de março, de acordo com o calendário litúrgico cristão. A Páscoa acontece sempre no primeiro domingo após a primeira lua cheia da primavera no hemisfério norte, o que geralmente ocorre entre final de março e abril.
Alguns dos principais eventos do Carnaval incluem:
- Desfiles de escolas de samba
- Festas de salão
- Marchinhas e música
Em resumo, o Carnaval é uma festa que surgiu na Idade Média, criada pela Igreja Católica, e que se espalhou por todo o mundo com suas particularidades. No Brasil, a forma como a festa é realizada hoje surgiu no período colonial, com influência da cultura africana e portuguesa.
Este conteúdo pode conter links de compra.
Fonte: link