Desafios da Tecnologia: Robôs e Inteligência Geral
Os robôs humanoides têm impressionado com suas habilidades acrobáticas, como dar saltos mortais e praticar kickboxing. No entanto, apesar dessas proezas, eles ainda enfrentam dificuldades em realizar tarefas aparentemente simples, como subir escadas ou pegar um copo d’água.
De acordo com Stephanie Zhan, sócia da Sequoia Capital, “o que parece difícil é fácil, mas o que parece fácil é realmente difícil”. Isso se refere à observação do cientista da computação Hans Moravec, que notou que os computadores têm bom desempenho em testes de inteligência, mas falham em tarefas que até crianças pequenas conseguem fazer.
Desafios da Interacao com o Ambiente
Deepak Pathak, CEO da startup de robótica Skild AI, explica que os robôs são bons em executar tarefas complexas em ambientes controlados, mas têm dificuldade em interagir com o ambiente de forma mais geral. Por exemplo, ao mostrar um vídeo de um robô da Skild pulando pela calçada, Pathak observou que “tirando o chão, o robô não está interagindo com mais nada”.
Já para tarefas como pegar uma garrafa ou subir escadas, uma pessoa usa a visão para “corrigir continuamente” o que está fazendo. Essa interação é a raiz da inteligência geral humana, algo que você não valoriza porque praticamente todo ser humano a possui.
O Próximo Passo para os Robôs
Os palestrantes demonstraram otimismo de que avanços em inteligência geral levarão em breve a robôs mais avançados e flexíveis. O campo da robótica está migrando de “programar algo” para “aprender com a experiência”, o que permite novos robôs capazes de lidar com tarefas mais complexas em ambientes menos controlados.
Além disso, as empresas de robótica ainda estão “limitadas a ter robôs construídos apenas para coisas específicas”. Uma plataforma robótica com inteligência mais geral pode abrir “possibilidades que, de outra forma, não conseguiríamos alcançar”, incluindo tarefas que hoje são perigosas para trabalhadores humanos.
Os consumidores também podem se beneficiar. “Você vê todos esses robôs domésticos, mas eles só conseguem fazer uma coisa”, disse Zhan. “Mas, se conseguirmos construir robôs com inteligência geral, você finalmente terá robôs de consumo capazes de assumir toda uma gama de tarefas domésticas que hoje recaem sobre você.”
- Robôs humanoides podem realizar tarefas complexas em ambientes controlados, mas têm dificuldade em interagir com o ambiente de forma mais geral.
- A inteligência geral humana é fundamental para realizar tarefas aparentemente simples, como subir escadas ou pegar um copo d’água.
- O campo da robótica está migrando de “programar algo” para “aprender com a experiência”, o que permite novos robôs capazes de lidar com tarefas mais complexas em ambientes menos controlados.
Este conteúdo pode conter links de compra.
Fonte: link