bukib
0 bukibs
Columbus, Ohio
Hora local: 15:54
Temperatura: °C
Probabilidade de chuva: %

Calendário econômico da semana: IPCA-15 no Brasil e PIB nos EUA

Calendário Econômico da Semana: IPCA-15 no Brasil e PIB nos EUA

A semana será mais curta devido ao Natal, com os mercados fechados nos dias 24 e 25 de dezembro e retomando as negociações normalmente na sexta-feira, dia 26. Mesmo com a agenda reduzida, os investidores acompanharão uma bateria relevante de indicadores no Brasil e nos Estados Unidos, concentrados principalmente na segunda e na terça-feira.

No Brasil, a semana começa na segunda-feira com dados de confiança e acompanhamento macroeconômico. Às 8h, a FGV divulga a Sondagem do Consumidor de dezembro. Em seguida, às 8h25, o banco central publica o Relatório Focus, com as expectativas do mercado. Às 10h, sai a Pesquisa Firmus, referente ao quarto trimestre, e às 15h a Secex divulga o resultado da balança comercial semanal.

Na terça-feira, a agenda doméstica ganha densidade. A Aneel define a bandeira tarifária de energia elétrica, informação importante para a dinâmica de preços. Às 8h, a FGV publica três indicadores: o IPC-S semanal, o INCC-M de dezembro e a Sondagem da Construção. Às 9h, o IBGE divulga o IPCA-15 de dezembro, com variação de 0,24% no mês, dado-chave para a leitura inflacionária.

No exterior, o foco recai sobre os Estados Unidos, que concentram indicadores relevantes antes do feriado. Na segunda-feira, às 10h30, o Federal Reserve divulga o Índice de Atividade Nacional de Chicago (CFNAI) de novembro, termômetro do ritmo da economia americana. A terça-feira concentra os principais dados da semana nos EUA, com a divulgação do PIB do terceiro trimestre, produção industrial de novembro e índice de confiança do consumidor de dezembro.

Os principais indicadores da semana incluem:

  • IPCA-15 de dezembro no Brasil
  • PIB do terceiro trimestre nos EUA
  • Produção industrial de novembro nos EUA
  • Índice de confiança do consumidor de dezembro nos EUA

Após o feriado, na sexta-feira, o banco central volta ao radar com a divulgação do Fluxo Cambial semanal e a nota à imprensa sobre política monetária e operações de crédito, referente a novembro.

Este conteúdo pode conter links de compra.

Fonte: link