Quando começa o verão? Previsão do tempo aponta para recorde de calor
Com a chegada do verão, São Paulo deve ter dias quentes nas próximas semanas e pode bater o recorde de temperatura do ano na véspera do Natal. De acordo com a Climatempo, os próximos dias também devem ser com menos chuvas e tempo seco na capital paulista.
Dados do Instituto Nacional de Meteorologia indicam que a maior temperatura registrada em São Paulo em 2025 foi de 35,1°C, em 6 de outubro. A expectativa para o dia 24 de dezembro é de que a temperatura se aproxime de 35°C, o que pode igualar ou até superar o recorde do ano.
A Climatempo antecipa que os próximos dias em São Paulo serão de longos períodos de sol, em consequência da alta pressão atmosférica, que vai reduzir a nebulosidade e a frequência das chuvas. O calor é mais intenso durante a tarde e a sensação, neste período, é de abafamento.
Outras regiões do Brasil também enfrentarão calor intenso
Outras capitais do Sudeste também enfrentarão calor intenso, embora sem expectativa de quebra de recorde. O Rio de Janeiro pode registrar até 38°C e Belo Horizonte e Vitória devem alcançar máximas entre 32°C e 34°C, com pouca chuva.
O calor também deve chegar à região Sul e ao interior do Nordeste, com máximas próximas dos 35°C. No Norte, as máximas se aproximam de 32°C. As temperaturas devem se manter acima da média em grande parte do País durante todo o verão.
Porém, a Climatempo não descarta o risco de temporais intensos, com potencial para alagamentos e enchentes. O verão se estende até às 11h45 do dia 21 de março de 2026 e será marcada pela Alta Subtropical do Atlântico Sul (ASAS), sistema de alta pressão atmosférica que atua sobre o oceano Atlântico Sul e inibe a formação de nuvens.
- Domingo (21): entre 18ºC e 31º;
- Segunda-feira (22): entre 19ºC e 33ºC;
- Terça-feira (23): entre 19ºC e 30º;
- Quarta-feira (24): entre 20ºC e 30º;
- Quinta-feira (25): entre 20ºC e 31º.
Este conteúdo pode conter links de compra.
Fonte: link