Economia do Reino Unido em Risco de Contração
A economia do Reino Unido está próxima de registrar sua primeira contração trimestral desde que o Partido Trabalhista voltou ao poder. Isso ocorre após uma queda inesperada do Produto Interno Bruto (PIB) em outubro, que foi de 0,1%, repetindo a queda do mês anterior. Os economistas consultados pela Bloomberg esperavam um crescimento de 0,1%.
O setor de serviços, que é o principal no Reino Unido, recuou 0,3% em outubro, enquanto a construção caiu 0,6%. Essas quedas foram parcialmente compensadas por uma recuperação de 1,1% na produção industrial. A situação pode piorar nos próximos meses devido à apreensão antes do orçamento de 26 de novembro apresentado pela ministra Rachel Reeves, além da fraqueza na contratação e do aumento do desemprego.
Impacto sobre a Economia
A libra esterlina caiu para US$ 1,3381 após a divulgação dos dados, e os investidores aumentaram um pouco as apostas em cortes na taxa de juros pelo Banco da Inglaterra no próximo ano. Esses números do PIB são os primeiros de uma série de dados que vão preparar o terreno para a última reunião do Banco da Inglaterra em 2025.
A economia do Reino Unido tem tido dificuldade para manter o ritmo de crescimento que teve na primeira metade do ano. O PIB do país cresceu em apenas uma das últimas sete leituras mensais. A atividade econômica de outubro foi parcialmente sustentada pela recuperação na fabricação de automóveis, após um ataque cibernético que paralisou a produção da Jaguar Land Rover em setembro.
Desafios Futuros
A especulação de que a ministra Rachel Reeves teria que aumentar impostos pesou bastante sobre as famílias, que respondem por cerca de 60% da economia. As vendas no varejo caíram mais do que o esperado em outubro, à medida que os consumidores seguraram os gastos antes do anúncio do orçamento. Embora Reeves tenha evitado aumentar as alíquotas do imposto de renda, optando por estender o congelamento dos limites, o aumento do desemprego e a perda do poder de compra real devem manter os consumidores cautelosos nos próximos meses.
Os principais desafios para a economia do Reino Unido incluem:
- Manter o ritmo de crescimento;
- Superar a fraqueza na contratação e o aumento do desemprego;
- Enfrentar a especulação sobre possíveis anúncios no orçamento.
Este conteúdo pode conter links de compra.
Fonte: link