Guia Prático para o Transtorno do Espectro Autista (TEA) é Lançado no Brasil
O Guia Prático – Transtorno do Espectro Autista, uma iniciativa de profissionais de saúde e médicos especializados, foi lançado durante o 20º Congresso Brasileiro de Neurologia Infantil. O guia tem como objetivo apoiar profissionais da saúde que atendem crianças e adolescentes com TEA, oferecendo subsídios para o manejo e o diagnóstico da condição.
O guia é baseado em evidências científicas e visa facilitar a identificação rápida e segura do TEA. Ele versa sobre epidemiologia, etiologia, quadro clínico e orienta a investigação e a abordagem terapêutica do TEA, além de esclarecer diagnósticos diferenciais. A ausência de um marcador biológico torna o diagnóstico um desafio que exige experiência clínica, habilidade e familiaridade com o espectro autista.
Objetivos do Guia
- Oferecer subsídios para o manejo e o diagnóstico do TEA
- Facilitar a identificação rápida e segura da condição
- Esclarecer diagnósticos diferenciais
- Orientar a investigação e a abordagem terapêutica do TEA
Para o psiquiatra Dr. Stevin Zung, o apoio institucional na elaboração do guia reflete o compromisso da empresa com iniciativas científicas conduzidas por entidades especializadas. “Este lançamento só é possível porque acreditamos em inovação com propósito”, afirma Dr. Stevin.
O guia foi escrito por profissionais de diversas especialidades e é considerado um marco importante para a saúde no Brasil, pois preenche uma lacuna crítica no diagnóstico do TEA. A Dra. Rosa Magaly, médica pediatra e psiquiatra, e uma das coautoras do guia, destaca que o diagnóstico tardio é uma barreira importante que compromete intervenções oportunas.
O guia é uma ferramenta importante para os profissionais da saúde que atendem crianças e adolescentes com TEA, e sua utilização pode contribuir para a disseminação das melhores práticas baseadas em conhecimento científico.
Este conteúdo pode conter links de compra.
Fonte: link