bukib
0 bukibs
Columbus, Ohio
Hora local: 04:32
Temperatura: -11.9°C
Probabilidade de chuva: 2%

ANS aprova 1ª cirurgia robótica com cobertura obrigatória por planos de saúde

ANS Aprova Cirurgia Robótica para Câncer de Próstata

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) aprovou recentemente a incorporação da prostatectomia radical assistida por robô ao rol de procedimentos de cobertura obrigatória pelos planos de saúde. Essa é a primeira cirurgia robótica a ser incluída no rol de procedimentos e eventos em saúde com cobertura pelas operadoras do País.

A decisão da ANS foi baseada em recomendação da Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no Sistema Único de Saúde (Conitec) e passa a valer em abril do próximo ano, dando tempo para que as operadoras se adaptem. A medida é um grande avanço no tratamento do câncer de próstata, que é o tumor mais incidente na população masculina no Brasil.

Benefícios da Cirurgia Robótica

A cirurgia robótica oferece vários benefícios em comparação com as técnicas tradicionais. Ela permite maior precisão durante a cirurgia, reduz sangramentos, diminui o tempo de internação e melhora os resultados funcionais. Além disso, os riscos de efeitos colaterais são menores com a cirurgia robótica, incluindo uma redução na probabilidade de incontinência e disfunção erétil.

Os benefícios da cirurgia robótica incluem:

  • Maior precisão durante a cirurgia
  • Redução de sangramentos
  • Diminuição do tempo de internação
  • Melhoria dos resultados funcionais
  • Redução dos riscos de efeitos colaterais

Câncer de Próstata no Brasil

Cerca de 70 mil novos diagnósticos de câncer de próstata ocorrem por ano no Brasil, o que faz desse tumor o mais incidente na população masculina. O principal fator de risco é a idade, com a maior parte dos casos acontecendo após os 60 anos. Anualmente, cerca de 16 mil homens morrem em decorrência da doença, principalmente por causa de diagnósticos tardios.

Os exames preventivos utilizados para detectar a doença são o PSA (exame de sangue) e o toque retal, indicado a partir dos 50 anos – ou 45, em caso de histórico familiar de câncer de próstata.

Este conteúdo pode conter links de compra.

Fonte: link