Deslocamento para o Trabalho no Brasil: Um Retrato da Realidade
De acordo com os resultados preliminares do Censo Demográfico 2022 sobre Deslocamentos para trabalho e estudo, divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a maior parte dos trabalhadores brasileiros levava de seis minutos até meia hora para se deslocar de casa até o trabalho em 2022. Isso corresponde a 40 milhões de pessoas. No entanto, um total de 1,3 milhão de trabalhadores demorava mais de duas horas para chegar ao trabalho.
Quando se analisa o ranking de municípios com população superior a 100.000 habitantes com maior proporção de pessoas que demoram mais de duas horas para se deslocar ao trabalho, 11 são do Rio de Janeiro, sete de São Paulo e dois do Pará. O município do Rio de Janeiro apresenta a maior fatia de trabalhadores que demoram mais de duas horas no percurso de casa até o trabalho, com 5,6% dos ocupados, seguido por São Paulo, com 3,4%.
Em números absolutos, a capital paulista tem mais trabalhadores nessa situação, com 151.690 pessoas que levam mais de duas horas de casa ao trabalho, contra 92.093 pessoas na capital fluminense. O meio de transporte mais utilizado no deslocamento para o trabalho é o automóvel, adotado por 22,6 milhões de pessoas, seguido por ônibus, a pé e por motocicleta.
Além disso, o levantamento indicou uma baixa proporção de deslocamento de trem ou metrô, van, perua e assemelhados, BRT ou ônibus de trânsito rápido e caminhonete ou caminhão adaptado. Quanto ao recorte de cor ou raça, 59,0% das pessoas que usam automóvel para o deslocamento ao trabalho são brancas.
É importante notar que o automóvel foi o meio principal para ida ao trabalho para quase metade dos trabalhadores do Sul, mas cerca de apenas um quinto nas regiões Norte e Nordeste. A motocicleta era o principal meio de transporte no Norte e Nordeste. Em 2022, 88,4% da população ocupada no Brasil exercia seu trabalho no mesmo município onde residia.
- 40 milhões de pessoas levam de 6 minutos a meia hora para se deslocar ao trabalho.
- 1,3 milhão de trabalhadores demoram mais de 2 horas para chegar ao trabalho.
- O automóvel é o meio de transporte mais utilizado, seguido por ônibus, a pé e motocicleta.
Este conteúdo pode conter links de compra.
Fonte: link