Novo Chipset Intel: O que Esperar?
A Intel está prestes a lançar sua nova série de CPUs para desktop, com a série Core Ultra 400 prevista para o fim de 2026. Embora ainda não seja uma nova arquitetura, os rumores indicam que esses processadores terão uma nova família de chipsets da série 900 ao seu dispor.
De acordo com o leaker Jaykihn, o novo segmento “entusiasta menos entusiasta” terá especificações menores em relação ao topo de linha, embora também seja da linha Z. No entanto, o maior destaque é a ausência de PCIe 5.0 no chipset Z970, que é usada por SSDs NVMe de última geração e pelas GPUs AMD Radeon RX 9000 e NVIDIA GeForce RTX 50.
Especificações do Chipset Z970
O chipset Z970 terá as seguintes especificações:
- Ausência de PCIe 5.0
- Suporte a overclock de CPU
- Especificações semelhantes ao chipset B960, com a exceção do suporte a overclock de CPU
Além disso, a Intel terá o chipset B960 como o mais básico, com quase todas as especificações do Z970, exceto o suporte a overclock de CPU. Os processadores Core Ultra 400 Nova Lake devem chegar equipados com uma nova NPU, garantindo mais desempenho em IA, além de uma implementação maior dos gráficos integrados baseados em Xe3.
A Intel também deve aumentar consideravelmente a contagem de núcleos nos novos processadores, podendo passar de 50 nos modelos topo de linha. Além disso, o Time Azul também deve buscar uma solução com uma grande quantidade de cache para destronar a AMD em CPUs para jogos.
Este conteúdo pode conter links de compra.
Fonte: link