Columbus, Ohio
Hora local: 06:00
Temperatura: 7.8°C
Probabilidade de chuva: 0%

Xbox Game Pass vale a pena em 2025? Veja prós e contras do serviço


O Xbox Game Pass é um dos serviços por assinatura populares entre jogadores e revolucionou a forma de consumir conteúdo nos consoles, pois permite ter acesso a um grande catálogo de games por um valor mensal ao invés de ter que comprá-los. Além de ter um catálogo robusto, ele se tornou um sucesso entre o público por oferecer possibilidades como jogar lançamentos no dia em que saem e até mesmo jogar via streaming pela nuvem.
Pensando nisso, preparamos um guia falando sobre todos os detalhes do serviço da Microsoft para o Xbox Series X, Xbox Series S, Xbox One, PC e mais plataformas, além de prós e contras como quantidade e qualidade dos jogos, vantagens para assinantes e mais. A seguir, se vale a pena assinar o Xbox Game Pass em 2025.
🎮 10 melhores jogos de Xbox One da história, segundo o Metacritic
➡️ Canal do TechTudo no WhatsApp: acompanhe as principais notícias, tutoriais e reviews
O Xbox Game Pass é o serviço de assinatura da Microsoft para o Xbox Series X/S e Xbox One com vasto catálogo de games
Reprodução/Xbox
👉 Quais são os melhores jogos de terror? Opine no fórum do TechTudo
Xbox Game Pass vale a pena em 2025? Veja prós e contras do serviço
O que é o Xbox Game Pass?
Quais os planos oferecidos pelo Game Pass?
Quais são os benefícios oferecidos aos assinantes?
Quais são os games oferecidos no Xbox Game Pass?
A quantidade de jogos é satisfatória?
Os jogos são bons?
Quais são os prós e contras?
Games Pass é equivalente à PS Plus?
Games Pass vale a pena em 2025?
O que é o Xbox Game Pass?
Lançado em junho de 2017, o Xbox Game Pass é um serviço por assinatura mensal que introduziu o conceito estilo “Netflix” dos jogos, no qual o usuário paga um valor por mês e tem acesso a um grande catálogo de games, sem precisar comprá-los ou ter algum custo extra. Inicialmente, disponível para o Xbox One, o serviço cresceu e passou para seus sucessores, o Xbox Series X e Xbox Series S, além de se expandir para o PC e outras plataformas como smartphones e TVs com streaming de jogos na nuvem pelo Xbox Cloud Gaming.
O clássico Fable 2 do Xbox 360 também está disponível no Xbox Game Pass através da retrocompatibilidade
Reprodução/Microsoft Store
Quais os planos oferecidos pelo Xbox Game Pass?
Atualmente, há alguns planos diferentes disponíveis no Xbox Game Pass para Xbox Series X/S e Xbox One, com diferentes preços e vantagens. O Xbox Game Pass Core é o nível mais básico que substituiu a antiga Xbox Live Gold, sendo usado para dar acesso ao multiplayer online de games e um catálogo de jogos de mais de 40 títulos. O Xbox Game Pass Standard é um novo nível lançado em setembro de 2024 após a compra da Activision Blizzard, que mantém as vantagens do Core e dá acesso a um catálogo de mais de 300 games, porém, normalmente, sem lançamentos.
O Xbox Game Pass conta com 3 níveis atualmente: Core, Standard e Ultimate, além do PC Game Pass para computador
Reprodução/Xbox
O Xbox Game Pass Ultimate é o nível mais alto com as vantagens dos planos anteriores, mas oferecendo acesso a quase 500 jogos, entre eles games lançamento no mesmo dia em que são lançados e jogos bônus do serviço EA Play da Electronic Arts. Neste nível, usuários também têm acesso a extras como descontos, benefícios em jogos e ocasionais parcerias.
O nível Ultimate também garante acesso ao serviço de streaming de jogos Xbox Cloud Gaming, o qual, recentemente, a Microsoft começou a testar também para os níveis Core e Standard. Por último, existe o PC Game Pass, lançado em 2019, que dá acesso a mais de 450 jogos de PC para jogar em plataformas Windows com jogos bônus do EA Play. Ao assinar o Xbox Game Pass Ultimate, usuários também têm acesso ao PC Game Pass.
Xbox Game Pass – Preços
Quais são os benefícios oferecidos aos assinantes?
Enquanto para jogar games online grátis, como Fortnite, Call of Duty: Warzone, Apex Legends ou Overwatch 2 não é preciso ter uma assinatura do Xbox Game Pass, é necessário ter, pelo menos, o nível Core para jogar multiplayer online em jogos pagos, como Call of Duty: Black Ops 6 ou Minecraft. Caso jogadores gostem de um título do Xbox Game Pass e desejem adicioná-lo em sua biblioteca permanente, podem contar com um desconto de até 20% para comprar o jogo.
No nível Ultimate, usuários ganham também vários pacotes dentro de jogos, como recursos, skins e ocasionalmente DLCs. Existe também parcerias ocasionais com outros serviços fora da área de games que garantem vantagens aos assinantes, como já ocorreu ao oferecerem um período grátis no serviço de streaming de animes Crunchyroll. Vale apontar que diferente da PS Plus, usuários não precisam do Xbox Game Pass para salvar seus jogos na nuvem.
Para jogar Minecraft e outros games pagos online com seus amigos é preciso ter pelo menos o Xbox Game Pass Core
Divulgação/Mojang
Quais são os games oferecidos no Xbox Game Pass?
O Xbox Game Pass oferece uma enorme quantidade de títulos mesmo em seu nível Standard, trazendo mais de 300 títulos para jogar. Segundo a Microsoft, pode demorar até um ano ou mais para um jogo lançamento disponível no primeiro dia no nível Ultimate passar para o nível Standard. Existe também alguns títulos de gerações passadas como do Xbox 360 e do Xbox original, jogáveis pela retrocompatibilidade.
No Xbox Game Pass Core há títulos, como: Among Us; Astroneer; Cities: Skylines; Crash Team Racing Nitro Fueled; Deep Rock Galactic; Doom Eternal; Gears 5; Fallout 4; Fallout 76; Gang Beasts; Goat Simulator; Grounded; Hellblade: Senua’s Sacrifice; Human Fall Flat; Overcooked! 2; PayDay 2; PowerWash Simulator; Psychonauts 2; Stardew Valley; State of Decay 2; TMNT: Shredder’s Revenge; The Elder Scrolls Online; Totally Reliable Delivery Service; Tunic; Unpacking; Vampire Survivors; Wreckfest; e mais alguns títulos chegando a 50 jogos atualmente.
O Xbox Game Pass Core tem várias ótimas opções de games multiplayer para curtir com amigos, como Grounded
Reprodução/Xbox Wire
Alguns jogos de destaque do Xbox Game Pass Standard incluem: GTA 5; Minecraft; Starfield; Halo Infinite; Forza Horizon 5; Forza Motorsport; A Plague Tale: Requiem; Metaphor: ReFantazio; Persona 4 The Golden; Stalker 2: Heart of Chornobyl ; RoboCop: Rogue City; Hi-Fi Rush; High on Life; Assassin’s Creed: Origins, AC: Odyssey e AC: Valhalla; Balatro; Borderlands 3 – Ultimate Edition; Goat Simulator 3; Goldeneye 007; Dead Island 2; No Man’s Sky; Palworld; Octopath Traveller 1 e 2; Far Cry 4, 5 e 6; entre outros.
O popular game de mundo aberto GTA 5 está disponível no Xbox Game Pass atualmente
Divulgação/Rockstar Games
No nível Ultimate, usuários encontrarão grandes lançamentos, como: Indiana Jones and the Great Circle; Clair Obscur: Expedition 33; Blue Prince; Dragon Age: The Veilguard; Senua’s Saga: Hellblade II; Wuchang: Fallen Feathers; Doom: The Dark Ages; The Rogue Prince of Persia; Grounded 2; Gears of War: Reloaded; Call of Duty: Black Ops 6; The Elder Scrolls 4: Oblivion – Remastered; Assassin’s Creed Mirage; Tony Hawk’s Pro Skater 3+4; Diablo 4; Call of Duty: Modern Warfare 3; Avowed; e mais.
Indiana Jones and the Great Circle é um dos grandes lançamentos do Xbox Game Pass Ultimate
Divulgação/Bethesda
A quantidade de jogos é satisfatória?
Definitivamente, há mais do que o suficiente para jogar em diversos gêneros diferentes em todos os níveis do console. Até mesmo o Xbox Game Pass Core oferece uma boa quantidade de jogos quando comparado à PS Plus, na qual um novo usuário poderia levar entre 10 meses a 1 ano para alcançar o mesmo número de games.
A quantidade do nível Standard é ótima, a ponto de causar o efeito Netflix de excesso de escolha ao ponto de não saber o que jogar a seguir. O nível Ultimate alivia isso ao oferecer sempre os mais recentes lançamentos pelos quais usuários estão sempre com alta expectativa. A diferença no número de jogos entre o nível Standard e o Ultimate pode parecer baixo, em torno de 150 títulos a mais, porém eles compensam em qualidade.
Há uma grande quantidade de jogos disponíveis no catálogo do Xbox Game Pass
Reprodução/Xbox Wire
Os jogos são bons?
No geral, em minha concepção, há um nível de qualidade alto na maioria dos jogos do Xbox Game Pass, mesmo quando às vezes são jogos mais antigos ou de produtoras menores. Ao observar a seleção de títulos do Xbox Game Pass Core, é possível ver um padrão bem interessante: este nível foca em jogos com grande longevidade, aventura singleplayer profundas e multiplayer divertido com amigos. Isso faz com que um jogador com pouco poder aquisitivo possa passar um bom tempo curtindo apenas com o nível Core. O único game que realmente faz falta neste nível é Minecraft.
O Xbox Game Pass Core tem vários títulos que podem ser jogados por um longo tempo, como Stardew Valley ou Vampire Survivors
Divulgação/ConcernedApe
No nível Standard, usuários encontrarão jogos um pouco mais antigos, mas de alta qualidade, como Metaphor: ReFantazio ou Balatro que concorreram ao prêmio de melhor jogo do ano em 2024. Vemos ainda games nos quais é possível investir muitas horas, como No Man’s Sky, que apesar de antigo recebe novas atualizações constantemente.
Outro exemplo é Borderlands 3, que incentiva a continuar jogando e aumentando seu nível progressivamente. Há de se convir que diferente do Core, onde as expectativas são baixas e o serviço as supera, às vezes no nível Standard há a sensação de estar perdendo o melhor da festa por ficar de fora dos lançamentos do Ultimate, uma mudança que não foi muito popular no serviço.
Metaphor: ReFantazio é um RPG original comemorativo dos 35 anos da Atlus com várias características da série Persona
Reprodução/Steam
Em relação à qualidade dos jogos do Xbox Game Pass Ultimate, a Microsoft parece firmar acordos bem cedo com estúdios que tenham games promissores, garantindo que vários títulos de qualidade já saiam direto no Xbox Game Pass. Isso se concretizou com alguns dos jogos com melhor avaliação de 2025, como Clair Obscur: Expediton 33 e Blue Prince, e provavelmente se repetirá com Hollow Knight: Silksong.
Destes, apenas Blue Prince também saiu na PS Plus. O serviço também recebe jogos de ótima qualidade dos estúdios da própria Microsoft como Indiana Jones and the Great Circle, Diablo 4 e The Elder Scrolls 4: Oblivion – Remastered.
Clair Obscur: Expedition 33 traz um forte RPG sobre uma expedição tentando lutar contra o desaparecimento da humanidade
Reprodução/Steam
Quais são os prós e contras?
Os Prós do Xbox Game Pass são muito grandes. Toda essa mudança na forma de consumir jogos permite que por um pequeno valor usuários tenham acesso a dezenas ou centenas de games imediatamente em seu console. Mesmo que seja seu primeiro dia com o videogame, não é preciso levar anos construindo uma biblioteca gastando mais de R$ 300 por jogo.
Para players que gostam de apenas jogar a campanha de um game e encostá-lo, pagar uma mensalidade do Xbox Game Pass Ultimate é muito mais barato que comprar o jogo. A variedade por sua vez permite experimentar títulos que talvez o jogador nunca comprasse e assim descobrir um novo jogo favorito ou um novo interesse em um gênero que pensou não gostar.
O Xbox Game Pass permite conhecer jogos que em outras circunstâncias talvez o jogador não comprasse, como Dragon Age: The Veilguard
Divulgação/Electronic Arts
Os contras não são tão graves, mas existem. Inicialmente, muitos gostariam de não ter que pagar para jogar online, algo que não é necessário no PC e era grátis nos consoles mais antigos, apesar de sempre ter sido pago nos consoles Xbox. A divisão dos níveis Standard e Ultimate, criando um nível sem lançamentos, ainda é algo que deixa um gosto amargo na boca dos players que assinavam o serviço. Porém, é algo um pouco difícil de reclamar já que a principal concorrente, a PS Plus, não oferece jogos no lançamento.
O preço do Xbox Game Pass é inteiramente justo e oferece um ótimo custo-benefício pelo serviço, porém também há um contra que o preço não diminui para usuários que desejem assinar um período maior, como três meses ou um ano, desconto que a PS Plus oferece. Há também de se dizer que o preço atual de R$ 59,99 para o Xbox Game Pass Ultimate está perto do limite do aceitável. Se o serviço chegar a quase R$ 70 ou R$ 80, começará a ficar menos atraente.
Ser avisado com poucos dias de antecedência que um RPG de mais de 100 horas como Persona 5: Royal irá sair do Xbox Game Pass não dá tempo suficiente de jogá-lo antes da remoção
Reprodução/Steam
Há o problema de jogos saírem do catálogo com frequência. Enquanto isso é algo desagradável, mas compreensível, o fato de avisarem faltando pouco menos de duas semanas significa que não há muito tempo para correr e jogar títulos maiores. Ainda assim, o Xbox Game Pass ainda é mais transparente que a PS Plus, que não costuma anunciar os jogos que sairão.
Por último, há uma certa sensação de vazio ao encerrar sua assinatura, pois apesar das vantagens desta nova forma de consumo, ainda há a desvantagem de não haver uma biblioteca fixa individual do usuário, independente de quanto se gaste no Xbox Game Pass.
Games Pass é equivalente à PS Plus?
O Xbox Game Pass e a PS Plus têm muitas diferenças em seus níveis básico e avançado, mas também algumas semelhanças no nível intermediário. Em seu nível mais básico, o Xbox Game Pass Core já oferece um catálogo, mesmo que limitado, de games, com muitos jogos divertidos para curtir com amigos, enquanto a PS Plus ainda segue o método de jogos mensais como a antiga Xbox Live Gold.
O nível Xbox Game Pass Standard é praticamente igual à PS Plus Extra, ambos com um catálogo de games, sem lançamentos, sendo basicamente o mesmo tipo de serviço. O catálogo de games é bastante parecido composto por exclusivos mais antigos e jogos de empresas terceirizadas. Como há mudanças constantes sempre haverá épocas em que o catálogo agradará mais um tipo de usuário ou outro.
As maiores diferenças surgem no nível Xbox Game Pass Ultimate que não tem equivalente na PS Plus Deluxe. Em nenhum nível da PS Plus são oferecidos games no lançamento como no Ultimate, salvo raras exceções. O serviço de streaming de jogos da PS Plus também não está disponível no Brasil, denotando uma clara vantagem para o Xbox Cloud Gaming.
O Xbox Game Pass e a PS Plus são praticamente iguais nos níveis intermediários, mas bem diferentes no Core e Essencial e no Ultimate e Deluxe
Reprodução/PlayStation Blog
Afinal, o Games Pass vale a pena em 2025?
O Xbox Game Pass segue sendo um dos melhores serviços de assinatura para quem quer jogar lançamentos com o nível Ultimate. É possível pagar apenas uma fração do preço de um game para ter acesso a centenas deles e com a possibilidade de jogar no Xbox Cloud Gaming em qualquer lugar, além de nem precisar ter um Xbox Series X/S para curtir os games da última geração, usando seu PC mais antigo, um smartphone ou em um Xbox One.
Também vale bastante a pena assinar o nível Core para usuários que não tem uma grande coleção de jogos no console e querem começar a curtir imediatamente, especialmente em multiplayer com amigos. O nível Standard, no entanto, fica no meio do caminho ao oferecer um grande catálogo, porém sem lançamentos, gerando certa frustração de perder alguns dos jogos mais quentes do momento. É possível que valha mais a pena economizar o dinheiro do Standard para ter o Ultimate quando puder ou investir um pouco mais para receber o melhor que o Xbox Game Pass tem a oferecer.
Indiana Jones and the Great Circle no Xbox Game Pass
Reprodução/Róbson Martins
Com informações de Xbox (1 e 2), Xbox Wire (1, 2, 3 e 4), IGN (1 e 2), Game Spot, Xbox Support
Novos Xbox Series X/S: veja trailer dos controles e dispositivos #trailer #jogos
Saiba mais