Xania Monet: A Cantora Gerada por IA que Fez Sucesso
A indústria musical está vivendo um momento de grande transformação com a entrada de artistas gerados por inteligência artificial (IA). Uma dessas artistas é Xania Monet, criada por Telisha Jones, uma compositora dos Estados Unidos. Xania Monet recentemente assinou um contrato milionário com a gravadora Hallwood Media, estimado em US$ 3 milhões.
Com mais de 100 mil seguidores no Instagram e mais de 650 mil ouvintes mensais no Spotify, Xania Monet tem se destacado no cenário musical. Seu catálogo musical já alcançou cerca de 10 milhões de reproduções sob demanda nos EUA, de acordo com dados da Luminate. Esses números impressionantes levaram a gravadora a incorporá-la ao seu catálogo.
Características da Cantora de R&B
Xania Monet é uma artista de R&B que se diferencia de outras artistas geradas por IA, como a brasileira Tocanna. Enquanto Tocanna tem uma aparência inspirada em um tucano e se destaca no sertanejo, Xania Monet tem traços humanos e se apresenta com um microfone clássico em um estúdio de gravação.
As músicas de Xania Monet são criadas com a combinação de letras autorais de Telisha Jones e a plataforma de geração musical por IA, Suno, com elementos de gravação ao vivo. O empresário de Jones, Romel Murphy, afirma que cerca de 90% das canções contam histórias de vida da própria Jones, enquanto os demais se inspiram em experiências de pessoas do seu círculo social.
- Seu primeiro single, “it wasn’t love, it was survival”, foi lançado em 19 de julho de 2025.
- O álbum de estreia, “Unfolded”, chegou ao Spotify em 8 de agosto.
- O segundo disco, “Pieces Left Behind”, foi lançado em 3 de setembro.
Com o sucesso de Xania Monet, a indústria musical está começando a questionar os limites e dilemas das músicas feitas com IA. No entanto, Telisha Jones reivindica a propriedade total dos créditos de composição e produção das músicas e planeja trabalhar com outros produtores humanos em projetos futuros.
Este conteúdo pode conter links de compra.
Fonte: link