Columbus, Ohio
Hora local: 21:42
Temperatura: 16.7°C
Probabilidade de chuva: 0%

Windows 11 25H2: saiba as principais mudanças e ferramentas removidas


A Microsoft anunciou, na última segunda-feira (1º), que a atualização 25H2 do Windows 11 chegou ao canal “Insider Release Preview”, o último estágio antes do lançamento oficial para o público. Segundo o site Windows Central, a companhia confirmou que o update tem a mesma base do 24H2 e, portanto, não traz novos recursos. Ao invés disso, a versão deve remover ferramentas como o PowerShell 2.0 e o prompt de comando Windows Management Instrumentation (WMIC). Os motivos, porém, não foram revelados. A seguir, saiba mais sobre a atualização Windows 11 25H2.
🔎 Versão 24H2 do Windows 11: recursos e ajustes que vale a pena conhecer
🔔 Canal do TechTudo no WhatsApp: acompanhe as principais notícias, tutoriais e reviews
Atualização do Windows 11 25H2 remove recursos anteriores do sistema
Laura Storino/TechTudo
📝 Como eu consigo uma chave do Windows 11 Pro? Saiba no Fórum do TechTudo
Como é feita a instalação do Windows 11 25H2?
Microsoft prepara a chegada do update 25H2 no Windows 11
Reprodução/Windows Central
A versão 25h2 funcionará como uma espécie de “atualização de manutenção”. Por isso, o download e a instalação devem ocorrer de forma rápida no computador do usuário, como se fosse uma inicialização. Pelo mesmo motivo, todos os programas, jogos e plugins instalados no PC devem continuar com a mesma compatibilidade da versão 24H2, não sendo necessário atualizar cada item posteriormente. Apesar de não ter novidades para usuários normais, clientes corporativos devem ter uma facilidade extra:
“E para os nossos clientes comerciais, o Windows 11, versão 25H2, dá aos administradores de TI a capacidade de removerem determinados apps pré-instalados da Microsoft Store, por meio da ‘Política de Grupo/MDM CSP’ em dispositivos Enterprise/EDU.”, explicou o texto publicado pela equipe da Microsoft no Windows Insider Blog, página oficial do programa de atualização antecipada.
Como o download não foi liberado para todo mundo, só conseguirá baixar a atualização 25H2 quem faz parte do programa “Insider” da Microsoft. Nesse caso, basta acessar a guia “Windows Update” dentro das “Configurações” do Windows 11 e clicar em “Programa Windows Insider”. A atualização completa deve ser liberada nas próximas semanas, até o começo de outubro.
A Microsoft seguirá oferecendo o suporte para a versão 24H2 até outubro de 2026, quando completará 1 ano do lançamento oficial da versão 25H2. Em seguida, o download e a instalação da nova atualização deve se tornar obrigatória para quem quiser ter o PC seguro e compatível com possíveis novos recursos oferecidos pela empresa.
Quais são as novidades compartilhadas com a versão 24H2?
Download do Windows 11 25h2 já está disponível para quem é “Insider”
Divulgação/Microsoft
Aatualização 25H2 tem a mesma base e os mesmos recursos da versão 24H2. O update de sistema lançado em agosto de 2024 trouxe para o Windows 11 novos recursos para computadores com o selo Copilot+, que podem aproveitar melhor a Unidade de Processamento Neural (NPU na sigla em inglês) para aprimorar as operações da Inteligência Artificial (IA) da Microsoft.
O sistema operacional também ganhou suporte para o Wi-Fi 7, a Internet sem fio mais rápida e ampla para nível residencial. Além disso, o Windows 11 recebeu ajustes para conexão remota, melhoria no suporte de áudio para o padrão Bluetooth LE e novos ajustes finos de economia de energia.
E o que foi retirado com o Windows 11 25h2?
O Windows PowerShell 2.0, programa introduzido no sistema ainda no Windows 7, será retirado da versão 25H2 do Windows 11. O programa pode representar uma brecha na segurança do computador, como qualquer software que cai em desuso e fica um tempo sem atualização. O app recebeu a denominação “legado” em 2017, mas continuou disponível no sistema por uma questão de compatibilidade.
Já a linha de comando do Windows Management Instrumentation (WMI) é uma ferramenta da própria MS utilizada para facilitar o gerenciamento de rede e dos respectivos computadores conectados, com dados fornecidos em tempo real. Esse recurso não deve fazer falta para o usuário comum.
Com informações de Microsoft, Windows Central e Windows Insider Blog

Veja também: A IA pode te ajudar no processo seletivo de uma vaga?
A IA pode te ajudar no processo seletivo de uma vaga?