bukib
0 bukibs
Columbus, Ohio
Hora local: 16:25
Temperatura: °C
Probabilidade de chuva: %

Vulnerabilidade no WhatsApp expõe dados de 206 milhões de brasileiros

Uma recente descoberta feita por cientistas austríacos revelou uma falha de segurança no WhatsApp que expôs informações pessoais de uma porção significativa de usuários em todo o mundo, incluindo 206 milhões de brasileiros.

A vulnerabilidade permite que qualquer pessoa adicione números aleatórios à sua lista de contatos e, em seguida, acesse informações de desconhecidos, como nome e foto de perfil, se o usuário permitir que essas informações sejam públicas.

Os pesquisadores da Universidade de Viena demonstraram a falha de segurança ao extrair 3,5 bilhões de números de celular usando o aplicativo, dos quais 57% estavam com a foto de perfil à mostra e 29% com textos públicos no perfil, como status ou nome.

  • A Meta, empresa responsável pelo WhatsApp, afirma que a criptografia de ponta-a-ponta do aplicativo impede que as comunicações sejam interceptadas, mas fotos de perfil e outras informações ficam públicas se o usuário permitir.
  • A empresa também afirmou que os usuários podem tornar sua foto e descrição privados e que não encontrou evidências de agentes maliciosos se aproveitando da falha.
  • No entanto, os pesquisadores afirmaram não ter encontrado nenhum impedimento durante a pesquisa, o que levanta questionamentos sobre a eficácia das medidas de segurança implementadas pela Meta.

A falta de ação da Meta em relação à vulnerabilidade é um ponto de preocupação, especialmente considerando que a falha foi reportada em 2017 e não foi corrigida.

A pesquisa também encontrou usuários em países onde o app é banido, como Mianmar e China, o que pode ter implicações significativas para a privacidade e segurança dos usuários.

Em resumo, a vulnerabilidade no WhatsApp é um problema sério que expõe informações pessoais de milhões de usuários em todo o mundo, incluindo 206 milhões de brasileiros, e destaca a necessidade de medidas mais eficazes para proteger a privacidade e segurança dos usuários.

Este conteúdo pode conter links de compra.

Fonte: link