WhatsApp Testa Nova Funcionalidade de Segurança
O WhatsApp começou a testar uma nova funcionalidade que visa proteger as contas dos usuários contra ameaças cibernéticas. Essa nova funcionalidade, chamada de “Configurações rigorosas da conta”, permite que os usuários ativem várias ferramentas de segurança de uma só vez, eliminando a necessidade de habilitá-las individualmente.
A novidade foi disponibilizada na versão beta do aplicativo para Android e iOS, e reúne diferentes mecanismos de proteção contra ameaças, como bloqueio de mídias e silenciamento de chamadas de números desconhecidos. Além disso, a funcionalidade também inclui limitação de acesso à foto de perfil, biografia e status apenas a contatos salvos, permissão para que somente contatos salvos adicionem o usuário a grupos, verificação em duas etapas, exigência de PIN para registrar novamente o número no WhatsApp e proteção do endereço IP em chamadas.
Como Funciona o Novo Modo de Segurança
O recurso deve permitir que usuários ativem, de uma só vez, diversas configurações de segurança, incluindo:
- Bloqueio de mídias e anexos enviados por números desconhecidos;
- Silenciamento de chamadas de números desconhecidos;
- Limitação de acesso à foto de perfil, biografia e status apenas a contatos salvos;
- Permissão para que somente contatos salvos adicionem o usuário a grupos;
- Verificação em duas etapas;
- Exigência de PIN para registrar novamente o número no WhatsApp;
- Proteção do endereço IP em chamadas.
Capturas de tela divulgadas pelo WABetaInfo mostram que essas configurações são apresentadas como um “conjunto de proteções extremas”, recomendado quando houver suspeita de risco de ciberataque. O app também alerta que o uso do recurso pode reduzir a qualidade de mensagens e chamadas.
O novo modo de segurança está em fase de testes nas versões beta do WhatsApp para Android e iOS e deve ser liberado ao público geral em uma atualização futura. No entanto, ainda não há previsão de lançamento para todos os usuários.
Este conteúdo pode conter links de compra.
Fonte: link