Voluntários Alegram o Dia de Crianças no INCA como “Doutores Palhaços”
No Instituto Nacional de Câncer (INCA) no Centro do Rio, um grupo de voluntários se transforma em “doutores palhaços” para alegrar o dia de crianças que estão em tratamento. A Trupe Cabeça Oca, que tem 50 voluntários, realiza ações em hospitais desde 2022 e, esta semana, o palco foi a ala infantil do INCA.
Os “doutores palhaços” se vestem com roupas coloridas, jalecos e maquiagem bem marcada, e com seus narizes vermelhos, eles trazem alegria e diversão para as crianças. Verônica Montenegro, ou melhor, a palhaça Doutora Felícia, diz que esse tempo com os pequenos pacientes significa muito e que é um momento de memória afetiva muito grande.
- A Trupe Cabeça Oca realiza ações em hospitais desde 2022.
- Os “doutores palhaços” se vestem com roupas coloridas e maquiagem bem marcada.
- As ações de humanização são coordenadas pelo INCA Voluntário, área de Ações Sociais do Instituto Nacional de Câncer.
As ações de humanização são coordenadas pelo INCA Voluntário, área de Ações Sociais do Instituto Nacional de Câncer. Segundo Bruna Rodrigues, coordenadora de desenvolvimento do setor, as atividades lúdicas ajudam no tratamento oncológico, pois as crianças não deixam de ser crianças e ainda querem brincar e se divertir.
Ingrid Cristal, de 18 anos, que está em tratamento no INCA, diz que os palhaços ajudam na caminhada contra a doença, trazendo mais esperança e vontade de viver. Já Tamires da Costa, que acompanha a filha no tratamento, avalia que os momentos de alegria ajudam não só os pacientes, mas também a quem está ao lado deles no dia a dia.
O INCA, ligado ao Ministério da Saúde, foi criado em janeiro de 1937 e tem quatro unidades no Rio de Janeiro, que acolhem pacientes de todo o Brasil. Quem quiser participar ou promover ações de voluntariado pode buscar diretamente o INCA Voluntário pelo site ou redes sociais.
Este conteúdo pode conter links de compra.
Fonte: link