Columbus, Ohio
Hora local: 05:34
Temperatura: 7.2°C
Probabilidade de chuva: 0%

“Volnado”, um tornado de lava, surge durante erupção no Havaí; veja vídeos


Tornados e erupções vulcânicas são dois exemplos de eventos climáticos extremos bem conhecidos pela humanidade. Mas você sabia que, diante de certas situações específicas, esses fenômenos podem se unir e formar uma ocorrência conhecida como “volnado”? Um acontecimento do tipo foi flagrado na última terça-feira (2), próximo do vulcão Kīlauea, no Havaí, pelo Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS).
Leia mais notícias:
De acordo com as autoridades locais, o evento, caracterizado por um redemoinho de chamas e cinzas, apareceu na cratera Halemaʻumaʻu, no cume do vulcão. Em um vídeo capturado durante uma transmissão ao vivo do USGS é possível visualizá-lo girando em frente à fonte de lava em erupção enquanto levanta cinzas soltas na superfície. Veja:
Initial plugin text
Ocorrência relativamente comum
Embora seja uma visão impressionante, ela está longe de ser incomum na região. “Esses redemoinhos, que também podem ocorrer na borda da cratera a favor do vento da erupção (dentro da área fechada do Parque Nacional dos Vulcões do Havaí), foram documentados durante vários episódios eruptivos”, escreveu a agência em uma publicação no X (antigo Twitter).
Na verdade, um redemoinho ainda maior foi capturado na transmissão ao vivo mais cedo naquele dia. Ele, inclusive, lançou pedra-pomes a cerca de 305 metros de altura no ar, em uma cena que parecia mais algo que você veria em um filme do que uma ocorrência normal da vida real. Observe:
Initial plugin text
Por mais que pareça, não há mágica cinematográfica aqui. Segundo o próprio USGS, esses redemoinhos são o resultado da mistura caótica e turbulenta de ar quente e frio na área ao redor de uma fonte de lava, semelhante a como os redemoinhos de poeira são formados nos desertos.
Atividade vulcânica atual
Acredita-se que mais “volnados” poderão ser vistos na costa do Havaí no futuro. A região é lar de um dos vulcões mais ativos do planeta, tendo entrado em erupção quase continuamente entre 1983 e 2018. A erupção atual do Kilauea começou em dezembro de 2024 e, desde então, fontes de lava têm jorrado do solo aproximadamente uma vez por semana.
Mesmo com o longo período anterior de atividade do vulcão, esta é a primeira vez que se observa uma erupção episódica de fontes de lava em uma erupção desde 1986. A ocasião marcou o fim de três anos de jatos regulares de lava derretida durante a erupção do Puʻuʻōʻō.
Este surto mais recente trouxe algumas fontes realmente espetaculares, com algumas desde o início da erupção, em dezembro de 2024, atingindo alturas de até 90 metros (300 pés) no ar. Mas alturas maiores ainda estavam por vir: em 25 de maio de 2025, o USGS relatou que uma delas atingiu quase 305 metros.
As fontes vistas na terça-feira podem não ter atingido alturas tão épicas, mas o episódio eruptivo do qual elas fizeram parte expeliu impressionantes 9,56 milhões de metros cúbicos de lava. Como destaca o portal IFLScience, o volume é suficiente para encher um buraco do tamanho de um campo de futebol, com 1,6 quilômetro de profundidade.