Viva Maria: Homenagem a Ruth de Souza
No dia 12 de maio, celebramos o nascimento de uma das maiores damas da dramaturgia brasileira, Ruth de Souza. Com 105 anos de vida, ela deixou um legado inigualável na história do cinema e da televisão brasileira. Nossa homenagem é uma forma de reconhecer sua contribuição para a cultura afro-brasileira e sua luta contra o racismo.
Ruth de Souza nasceu no bairro de Engenho de Dentro, no Rio de Janeiro, e desde cedo enfrentou desafios como atriz negra. No entanto, ela não se deixou abater e se impôs como uma das maiores referências para artistas negros nas telas do cinema e da televisão. Em 1954, ela se tornou a primeira atriz brasileira a ser indicada a um prêmio internacional de cinema, o Leão de Ouro, no Festival de Veneza, pela sua atuação no filme “Sinhá Moça”.
- Seu primeiro grande sucesso na novela foi na extinta TV Excelsior, com a novela “Deusa Vencida”, de Ivani Ribeiro.
- No teatro, ela construiu uma sólida carreira marcada pela resistência negra no cenário artístico, lutando ativamente para que seus personagens não reforçassem estereótipos.
- Em 2005, ela foi uma das indicadas ao Nobel da Paz, reconhecendo sua contribuição para a luta das mulheres negras em nosso país.
Segundo Ruth de Souza, “Não tenho dúvida de que, com a minha carreira, contribuí para mudar a percepção que a sociedade brasileira tem da mulher negra. […] Sempre tive a capacidade de compreensão, de suportar o preconceito e de tentar entender.” Sua contribuição para a dramaturgia nacional é inestimável, e sua luta contra o racismo é um exemplo para as gerações futuras.
A escritora e atriz Cristiane Sobral, mestre em teatro com a tese “Teatro, negros, estética na cena teatral brasileira”, é uma das pessoas que melhor pode nos falar sobre o legado de Ruth de Souza. Com sua obra, ela nos mostra que a arte pode ser uma ferramenta poderosa para combater o racismo e promover a igualdade.
Este conteúdo pode conter links de compra.
Fonte: link