Violação de Segurança no SoundCloud: O Que Sabemos
A plataforma de streaming de áudio SoundCloud sofreu uma violação de segurança que comprometeu mais de 29,8 milhões de contas. O ataque, datado de dezembro, foi realizado por um grupo hacker que conseguiu acessar os sistemas da empresa e roubar dados de usuários.
De acordo com o Bleeping Computer, a violação afetou cerca de 20% das contas registradas no SoundCloud. A empresa admitiu que seus sistemas haviam sido comprometidos, mas inicialmente não forneceu muitos detalhes sobre o ocorrido. No entanto, garantiu que acionou os procedimentos necessários para mitigar o problema e que os dados vazados envolviam apenas endereços de e-mail e informações que já estavam disponíveis em perfis públicos.
Detalhes do Ataque
Em uma atualização do caso em janeiro, descobriu-se que o grupo hacker ShinyHunters foi o responsável pelo ataque ao SoundCloud. Fontes relataram que existiram tentativas de extorsão em jogo, com os criminosos fazendo exigências e utilizando técnicas de saturação de e-mails para assediar usuários, funcionários e parceiros.
A violação foi analisada pelo Have I Been Pwned, um site que verifica se informações pessoais de usuários foram expostas durante vazamento de dados contra corporações. Os especialistas da plataforma descobriram que não foram somente os e-mails de usuários que foram expostos, mas também localizações geográficas, nomes e estatísticas de perfil.
Consequências e Prevenção
A violação de segurança no SoundCloud é um lembrete importante da importância da segurança online. Os usuários devem estar cientes dos riscos de vazamento de dados e tomar medidas para proteger suas contas e informações pessoais.
- Verificar se suas informações pessoais foram expostas durante o vazamento de dados;
- Atualizar suas senhas e utilizar autenticação de dois fatores;
- Manter seus sistemas e aplicativos atualizados com os últimos patches de segurança.
A empresa ainda não se pronunciou a respeito das novas atualizações para o caso, mas é fundamental que os usuários estejam vigilantes e tomem medidas para proteger suas contas e informações pessoais.
Este conteúdo pode conter links de compra.
Fonte: link