Vale a pena comprar celular na Black Friday?
A Black Friday é um dos períodos mais aguardados por quem busca bons descontos e preços mais baixos em produtos e serviços. Segundo estudo da Dito CRM em parceria com o Opinion Box, os itens mais desejados pelos consumidores em 2025 são os eletroeletrônicos e eletrodomésticos, com destaque para os celulares.
Para acertar na compra dos smartphones, é preciso saber como identificar ofertas vantajosas, escolher a forma de pagamento ideal para não comprometer o orçamento e também escapar dos muitos golpes online que se multiplicam nessa época. Pensando nisso, o TechTudo conversou com a empresária Nathalia Rodrigues, conhecida como Nath Finanças, especialista em educação financeira.
Dicas para comprar celular na Black Friday
- Observe o calendário de lançamentos das marcas desejadas, pois a chegada de novos modelos costuma reduzir os preços das gerações anteriores.
- Acompanhe o mercado ao longo do ano para aproveitar boas oportunidades.
- Defina com antecedência o modelo desejado e o valor que você pode investir no novo celular para evitar compras por impulso.
- Compare preços e identifique ofertas reais utilizando ferramentas como Zoom, Buscapé, CupoNation, JáCotei, Precifica e Proteste.
- Examine a loja virtual com cuidado antes de finalizar a compra, verificando a presença de requisitos básicos de segurança, como o protocolo HTTPS.
Como encontrar o melhor preço e escapar de ciladas
Para identificar ofertas reais, é recomendável acompanhar o histórico de preços do modelo do celular desejado. Além disso, é importante monitorar a variação dos preços ao longo das semanas para não cair em pegadinhas.
Em relação ao pagamento, muitas pessoas ficam em dúvida sobre pagar à vista ou parcelar. Nath destaca que essa decisão depende das condições apresentadas por cada loja.
Dicas para economizar ao trocar de celular
Se a ideia é economizar na hora de trocar de celular, Nath Finanças sugere três estratégias simples que fazem diferença no bolso: juntar o dinheiro aos poucos, recorrer a programas de troca ou esperar uma liquidação.
Além disso, é importante avaliar as condições de parcelamento e o custo total do smartphone, considerando também a sua realidade financeira.
Este conteúdo pode conter links de compra.
Fonte: link