bukib
0 bukibs
Columbus, Ohio
Hora local: 12:57
Temperatura: 9.4°C
Probabilidade de chuva: 1%

Veja também leite de amêndoa.

Vacina Brasileira Contra Covid-19 Avança para Fase Final de Estudos

O Brasil está prestes a ter uma vacina contra a covid-19 totalmente nacional, desenvolvida pelo Centro de Tecnologia de Vacinas (CT-Vacinas) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), em parceria com a Fundação Ezequiel Dias (Funed). A vacina SpiN-TEC mostrou ser segura e imunogênica em testes de segurança, com menos efeitos colaterais do que a vacina da Pfizer.

A SpiN-TEC adota uma estratégia inovadora, a imunidade celular, que prepara as células para não serem infectadas e capacita o sistema imunológico a atacar apenas as células atingidas. Essa abordagem mostrou-se mais eficaz contra variantes da covid-19 nos ensaios em animais e em dados preliminares em humanos.

Testes Clínicos

Os testes clínicos da vacina SpiN-TEC foram realizados em três fases. A fase 1 contou com 36 voluntários, de 18 a 54 anos, e teve como objetivo avaliar a segurança do imunizante em diferentes dosagens. A fase 2 contou com 320 voluntários. Agora, os pesquisadores aguardam autorização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para iniciar a fase 3, com estimativa de 5,3 mil voluntários de todas as regiões do Brasil.

Os principais pontos da vacina SpiN-TEC incluem:

  • Desenvolvida pelo Centro de Tecnologia de Vacinas (CT-Vacinas) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), em parceria com a Fundação Ezequiel Dias (Funed)
  • Mostrou ser segura e imunogênica em testes de segurança
  • Adota uma estratégia inovadora, a imunidade celular
  • Tem menos efeitos colaterais do que a vacina da Pfizer

A expectativa é que a vacina brasileira possa estar disponível para a população até o início de 2027. O CT-Vacinas também trabalha no desenvolvimento de vacinas contra outras doenças, como malária, leishmaniose, chagas e monkeypox.

O pesquisador e coordenador do CT-Vacinas, Ricardo Gazzinelli, destaca que a vacina SpiN-TEC é um marco importante para o Brasil, que tem “um ecossistema de vacinas quase completo”, com pesquisas em universidades, fábricas de produção de vacinas e distribuição dos imunizantes pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Este conteúdo pode conter links de compra.

Fonte: link