bukib
0 bukibs
Columbus, Ohio
Hora local: 16:24
Temperatura: 1.7°C
Probabilidade de chuva: 0%

Um Bilhão de Celulares Android Vulneráveis após Atualização

A Google confirmou que mais de 40% de todos os celulares Android, o que representa mais de um bilhão de dispositivos, ficarão sob risco de ataques de malwares e spywares devido à última grande atualização do sistema operacional, o Android 16. Isso ocorre porque os dispositivos com versões anteriores do sistema operacional não receberão mais atualizações de segurança importantes.

De acordo com um levantamento da empresa, apenas 7,5% dos celulares estão com o Android 16 instalado, enquanto 19,3% têm o Android 15, 17,9% o Android 14 e 13,9% o Android 13. Já os dispositivos com o Android 12 ou versões anteriores não são mais suportados, o que significa que não receberão mais correções de segurança críticas.

Riscos de Segurança no Android

Uma das principais vulnerabilidades do ecossistema móvel da Google é a fragmentação do sistema por diversas marcas, o que facilita o abandono de modelos mais antigos de celular pelas marcas. Isso gera o que se chama de vulnerabilidade de patch, onde falhas descobertas são corrigidas e anunciadas pela Google, mas geram um mapa aos hackers: agora, eles sabem onde atacar em modelos antigos, sem as correções em questão.

Alguns dos riscos de segurança incluem:

  • Ataques de ransomware
  • Roubo de dados bancários
  • Roubo de credenciais
  • Outros tipos de ataques cibernéticos

A Google afirma que os desenvolvedores individuais são os responsáveis por dar suporte a modelos antigos nas versões de seus aplicativos, colocando a responsabilidade nas fabricantes. No entanto, isso é preocupante, já que modelos recentes como a linha Samsung Galaxy S21 já não terão mais suporte a Android 13, forçando usuários a trocar de modelo ou sofrer com as vulnerabilidades.

Se você usa um Android que não terá mais suporte às versões mais recentes do sistema operacional, é recomendável considerar trocar de aparelho para evitar riscos de segurança. Além disso, é importante manter o sistema operacional e os aplicativos atualizados para minimizar os riscos de ataques cibernéticos.

Este conteúdo pode conter links de compra.

Fonte: link