Trojans bancários e phishing: 5 ameaças digitais mais comuns no Brasil em 2025
Um levantamento da empresa de cibersegurança ESET listou as ameaças digitais mais detectadas no Brasil durante o ano de 2025. Os trojans bancários dominam a lista, acompanhados dos ataques por phishing.
O estudo considerou dados de telemetria da própria companhia e alerta para os perigos dos cibercrimes feitos a partir de engenharia social, no qual as vítimas são coagidas a fazer ações que viabilizam os ataques dos cibercriminosos.
As 5 ameaças mais detectadas no Brasil
De acordo com a ESET, as ameaças mais comuns são:
- Trojans bancários (Bankers): 11,47%
- Phishing.Agent: 7,49%
- Downloader Rugmi: 6,48%
- Guildma: 5,8%
- Kryptik: 5,08%
Essas ameaças são extremamente relevantes no Brasil porque exploram um ecossistema digital muito ativo e, ao mesmo tempo, lacunas importantes de conscientização e proteção.
Para se proteger desses ataques, é importante manter a atenção e usar ferramentas atualizadas de proteção, como um antivírus atualizado e de confiança. Além disso, é fundamental desconfiar de e-mails ou mensagens suspeitas, principalmente quando envolvem temas alarmantes ou muitos benefícios a curto prazo.
No caso das empresas, o ideal é ampliar programas de conscientização de cibersegurança para todos os funcionários. E, para os usuários de smartphone, é importante ter cuidado ao instalar aplicativos e ao realizar transações financeiras online.
Confira algumas dicas adicionais:
- Use sempre um antivírus atualizado e de confiança;
- Desconfie de e-mails ou mensagens suspeitas;
- Aceite apenas comunicações a partir dos meios oficiais dos seus bancos;
- No caso das empresas, o ideal é ampliar programas de conscientização de cibersegurança para todos os funcionários.
Este conteúdo pode conter links de compra.
Fonte: link