Columbus, Ohio
Hora local: 02:07
Temperatura: 10.4°C
Probabilidade de chuva: 0%

Trama de Silent Hill f será focada na repressão feminina dos anos 1960

A Konami afirmou, durante a gamescom 2025, que a trama de Silent Hill f será centrada na repressão feminina vista nos anos 1960. A narrativa mostrará como a protagonista, Hinako Shimizu, enfrentou as normas sociais enquanto lidava com seus próprios traumas.

Ao PCGamer, o produtor da franquia, Motoi Okamoto, revelou que a jovem não teve um caminho simples e que sua trajetória se entrelaça com a forma como o Japão tratava as mulheres naquela época.

“Silet Hill f seguirá os tormentos e turbulências de Hinako Shimizu, que é uma jovem mulher reprimida. Ela é um indivíduo que passou por muita repressão, então há muitas coisas que a pressionam. Esta é a fonte de muitos dos seus conflitos internos. O foco que damos à história e à Hanako é como ela cria coragem de combater esta repressão”, disse Okamoto.


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

Já foi revelado pela Konami que Hanako não se conforma na forma como a sociedade a enxerga. Ela não está satisfeita em seguir em papel de subserviência como esposa ou filha — como a sua irmã mais velha. Para completar, ambas lidam com um pai abusivo. 

Imagem de Silent Hill f
As mulheres terão um grande destaque na trama de Silent Hill f (Imagem: Divulgação/Konami)

Para o produtor de Silent Hill f, isso diz muito sobre como a população lidava com as mulheres naquela década. Porém, foi um período de grandes mudanças e eles desejam retratar isso dentro da trama do jogo:

“A razão pela qual seguimos aos anos 1960 é porque é uma era que representa a repressão feminina na sociedade japonesa. Os anos 1960 eram tempos onde este tipo de repressão era comum, mas também foi um dos períodos marcantes da história japonesa para os movimentos feministas”.

Similaridades em Silent Hill f

Já ao NeoBard, o diretor de Silent Hill f, Al-Yang, afirma que o público poderá notar similaridades nos traumas que Hanako sofreu com o de outras protagonistas vistas nos capítulos anteriores da franquia:

“Dividimos a tensão e terror em duas seções. Uma é em algo que ocorre com ela ou com alguém de sua vida. Isso é algo grande, mas não vamos detalhar muito. E a outra são as coisas que podem acontecer, ou basicamente o medo da concretização de eventos que estão prestes a acontecer. Estas são as duas direções nas quais focamos. É muito similar à forma como Heather age em Silent Hill 3”.

Para o diretor, Silent Hill f também adiciona uma camada de nostalgia com esta “viagem no tempo”. De acordo com ele, muitos vão enxergar como as coisas eram em um passado não tão distante assim.

“Esta época também foi escolhida porque está longe o bastante para que as pessoas se lembrem de poucas coisas. Você reconhecerá o telefone, mas talvez você não tenha usado um modelo rotativo antes. Está no limiar do passado e da mitologia. Então, é onde as coisas ficam um pouco nebulosas. Você verá coisas familiares em formatos desconhecidos”, afirma Al-Yang. 

Silent Hill f está próximo de seu lançamento, com sua chegada agendada para o dia 25 de setembro de 2025. O título receberá versões para o PS5, Xbox Series e PC. 

Leia também no Canaltech:

Vídeo: Ter um console ainda vale a pena ou está na hora de investir em outros dispositivos? No YouTube, respondemos essa e outras questões sobre o assunto.

Leia a matéria no Canaltech.