bukib
0 bukibs
Columbus, Ohio
Hora local: 17:08
Temperatura: °C
Probabilidade de chuva: %

Toca-fitas e chave canivete: como era a tecnologia dos carros antes do Bluetooth

Tecnologia Automotiva: Uma Viagem no Tempo

A tecnologia nos carros atuais é marcada por telas sensíveis ao toque, comandos por voz e sistemas automáticos, tornando a experiência ao volante cada vez mais digital. No entanto, não foi sempre assim. Há poucos anos, dar partida, dirigir e ouvir música eram ações que exigiam uma relação bem menos digital com o veículo.

Com a ajuda de peças mecânicas, muitas práticas eram realizadas de forma mais complexa do que hoje. Por exemplo, para ouvir música, era necessário usar um toca-fitas, que exigia avançar ou rebobinar manualmente a fita para encontrar a música desejada. Além disso, “trocar de playlist” significava, na verdade, trocar de fita.

Itens Comuns do Passado

Alguns itens comuns do passado que moldaram a experiência ao volante incluem:

  • Toca-fitas automotivo: o principal meio de entretenimento na hora de dirigir, que exigia avançar ou rebobinar manualmente a fita para encontrar a música desejada.
  • Freio de estacionamento: o freio de estacionamento manual acionado por alavanca ou pedal era parte obrigatória do ritual de estacionar o carro, exigindo atenção e costume para evitar problemas.
  • Partida sem chave: dar a partida no carro envolvia inserir a chave no contato, girar até o ponto certo e esperar o motor responder, um ritual que exigia paciência e atenção.

Hoje em dia, esses itens foram substituídos por tecnologias mais modernas, como o Bluetooth, que permite conectar o celular ao sistema de som do carro e curtir músicas favoritas de forma mais prática. Além disso, o freio de estacionamento já vem na forma de um botão discreto e a partida no carro pode ser feita com um simples botão “Start/Stop”.

Este conteúdo pode conter links de compra.

Fonte: link