Forbes, a mais conceituada revista de negócios e economia do mundo.
Uma tendência mundial nos serviços de saúde é a crescente pressão sobre esses sistemas. Enquanto os profissionais buscam priorizar o bem-estar dos pacientes, melhorar a eficiência operacional e criar um ambiente de trabalho adequado para médicos e enfermeiros, um número cada vez maior de fatores precisa ser considerado para garantir qualidade e eficiência no atendimento.
No Brasil, com mais de 200 milhões de habitantes, os desafios são ainda maiores. O sistema de saúde enfrenta barreiras como o acesso limitado a serviços de qualidade e as disparidades entre diferentes regiões. Apesar disso, há um grande potencial para promover melhorias positivas e sistêmicas por meio da inovação tecnológica.
Infraestrutura digital no centro das transformações
Para otimizar a eficiência e redesenhar a experiência dos pacientes, é necessário implementar modelos inovadores e tecnologia eficaz. Nesse cenário, soluções digitais têm papel central: desde redes de alta qualidade capazes de sustentar todas as operações de um hospital até sistemas de análise de dados que apoiam decisões em tempo real.
É justamente nesse ponto que entram as soluções da Huawei para o setor de saúde. A empresa oferece ferramentas que possibilitam a transformação digital em instituições de diferentes portes:
Huawei Fiber to the Office (FTTO) para Saúde: garante conexões estáveis e de alta performance para equipes clínicas e administrativas, assegurando acesso sem falhas a aplicações baseadas em IA e apoiando decisões em tempo real nos hospitais.
DCS Lightweight Data Center Cloud Solution para Saúde: consolida a infraestrutura de TI hospitalar, reduzindo despesas operacionais e simplificando a transformação digital para hospitais inteligentes de nova geração.
Digital Pathology Solution: melhora a acessibilidade, a precisão e o nível de diagnóstico em patologia na linha de frente. Em complemento, a All-Flash Storage Solution atende às necessidades do Sistema de Informação Hospitalar (HIS) e do Sistema de Arquivamento e Comunicação de Imagens (PACS). Juntas, essas soluções aceleram a última etapa da transformação digital no setor.
OceanStor Hybrid Flash Storage e OceanStor Dorado All-Flash Storage para Saúde: criam uma base de TIC eficiente e confiável para sistemas hospitalares de médio e grande porte, respondendo ao crescimento exponencial de dados em saúde.
Essas soluções aceleram a última etapa da digitalização hospitalar, garantindo maior integração e eficiência nos processos.
Da ficção científica à realidade hospitalar
Alguns avanços que pareciam futuristas já estão em uso. É o caso da inteligência artificial, capaz de realizar diagnósticos de alta precisão em minutos, permitindo cuidados preventivos, tratamentos de baixo custo e até mudanças de hábitos que podem salvar vidas.
Também já são realidade procedimentos cirúrgicos de altíssima precisão realizados por robôs, membros robóticos que imitam movimentos musculares e enxertos inteligentes.
Mas, para que esses recursos funcionem plenamente, é essencial uma rede estável e integrada, que permita acesso imediato a prontuários, exames, resultados laboratoriais e controles de medicação. Esse ecossistema digital fortalece tanto a atuação dos profissionais quanto a experiência do paciente.
Um caminho para um futuro mais inclusivo
Com o tempo, o processamento e a análise de dados em larga escala contribuirão para decisões cada vez mais baseadas em evidências. Elementos preditivos e preventivos se tornarão parte fundamental da eficiência e da eficácia no atendimento.
A adoção de estratégias tecnológicas no setor traz benefícios imensos: pacientes recebem cuidados mais ágeis e precisos, enquanto equipes médicas trabalham em condições melhores e com mais recursos.
A Huawei atua para construir ecossistemas sustentáveis que explorem o potencial da tecnologia, acelerem seu impacto e abram caminho para um mundo mais inteligente, saudável e inclusivo.
*BrandVoice é de responsabilidade exclusiva dos autores e não reflete, necessariamente, a opinião da FORBES Brasil e de seus editores.
com.br/">Forbes Brasil.