bukib
0 bukibs
Columbus, Ohio
Hora local: 16:50
Temperatura: 12.2°C
Probabilidade de chuva: 0%

SUS Realiza Maior Parte dos Exames de Imagem no Brasil

O Sistema Único de Saúde (SUS) realizou 60% dos principais exames de imagem no Brasil em 2023, totalizando mais de 101 milhões de procedimentos. De acordo com o Atlas da Radiologia no Brasil 2025, elaborado pelo Colégio Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico por Imagem, os dados mostram que o SUS atendeu a uma grande parte da população brasileira, mas ainda há desigualdade no acesso a esses exames entre os usuários do SUS e os que possuem plano de saúde.

Os exames incluem raio-x, mamografia, ultrassonografia, tomografia computadorizada e ressonância magnética. A base de usuários considerada no estudo é de 160,4 milhões de brasileiros atendidos pelo SUS e de 51,2 milhões que possuíam plano de saúde em 2023. A densidade de exames, ou seja, a razão entre os exames realizados e a quantidade de usuários, foi calculada para cada tipo de exame e mostrou que o SUS aumentou a densidade em quatro exames: raio-x, ultrassonografia, tomografia computadorizada e ressonância magnética.

No entanto, a desigualdade no acesso a esses exames ainda é significativa. O Indicador de Desigualdade Público/Privado (IDPP) mostrou que os usuários dos planos de saúde realizaram 3,54 vezes mais mamografias do que os do SUS. Além disso, a disponibilidade dos aparelhos necessários para realizar os exames também é desigual, com a Região Sudeste tendo a maior quantidade absoluta de aparelhos, mas a densidade sendo maior no Centro-Oeste em quatro dos cinco casos.

  • A Região Norte é a menos abastecida do país em ultrassons, mamógrafos e aparelhos de raio-x.
  • O Acre tem apenas 7 mamógrafos para atender a rede SUS, perfazendo uma densidade de menos de 1 aparelho para cada 100 mil usuários.
  • A densidade na rede privada é de 35 aparelhos por 100 mil.

O estudo também calculou o Indicador de Desigualdade Público/Privado da oferta de equipamentos e mostrou que a maior diferença foi encontrada na presença dos aparelhos de ultrassom, com 3,74 vezes mais nos serviços privados cobertos pelos planos de saúde do que no SUS. Em resumo, o SUS realiza a maior parte dos exames de imagem no Brasil, mas ainda há desigualdade no acesso a esses exames e na disponibilidade dos aparelhos necessários.

Este conteúdo possui links de compra.

Fonte: link