bukib
0 bukibs
Columbus, Ohio
Hora local: 14:47
Temperatura: 11.5°C
Probabilidade de chuva: 0%

Lançamento da Desinfoteca: Combate à Desinformação e Proteção da Infância na Web

O Supremo Tribunal Federal (STF) lançou recentemente a Desinfoteca, uma plataforma digital que reúne pesquisas acadêmicas e estudos sobre desinformação na internet e seus impactos nos direitos fundamentais. A plataforma tem como foco especial a proteção de crianças e adolescentes no ambiente digital.

A Desinfoteca é resultado de uma parceria entre o Programa de Combate à Desinformação do STF e a Biblioteca do tribunal. Ela servirá como um acervo digital confiável, disponibilizando trabalhos que analisam fenômenos da internet como fake news, discursos de ódio e outras formas de desinformação que circulam nas redes sociais.

Proteção da Infância e Adolescência

O foco inicial dos trabalhos presentes na plataforma é a proteção do público infantojuvenil no ambiente digital. Isso é especialmente importante, considerando que a exposição precoce de crianças e adolescentes a conteúdos impróprios na web é um problema crescente. A plataforma foi lançada durante o Seminário Nacional “Prioridade Absoluta: Diálogos pela Infância e Adolescência Seguras no Ambiente Digital”, que contou com a participação de várias organizações e instituições.

A Desinfoteca está disponível tanto no site do Programa de Combate à Desinformação do STF quanto na Biblioteca Digital do STF. Ela servirá de fonte de consulta para subsidiar trabalhos internos do tribunal e enriquecer debates acadêmicos sobre regulação digital.

Seleção de Conteúdo

A plataforma funcionará a partir de chamadas públicas periódicas, nas quais especialistas, universidades e organizações da sociedade civil poderão submeter seus trabalhos para avaliação. A curadoria dos materiais conta com a colaboração das organizações parceiras do projeto.

A primeira chamada resultou em mais de 60 estudos qualificados sobre proteção da infância e adolescência no ambiente digital. Entre os trabalhos selecionados está uma pesquisa sobre discursos violentos em redes sociais, desenvolvida pela jornalista e pesquisadora Sofia Schurig.

Para acessar a plataforma e saber mais sobre como ela pode ser útil, é possível visitar o site do Programa de Combate à Desinformação do STF ou a Biblioteca Digital do STF. Além disso, é importante lembrar que a proteção da infância e da adolescência é um dever constitucional, e que a educação e o fortalecimento das redes de acolhimento são fundamentais para combater a desinformação.

  • A Desinfoteca é uma plataforma digital que reúne pesquisas acadêmicas e estudos sobre desinformação na internet.
  • A plataforma tem como foco especial a proteção de crianças e adolescentes no ambiente digital.
  • A Desinfoteca está disponível tanto no site do Programa de Combate à Desinformação do STF quanto na Biblioteca Digital do STF.

Este conteúdo possui links de compra.

Fonte: link