StartSe AI Festival: Google Aposta na IA como Aliada para Ampliar Criatividade
Empresas e criadores de conteúdo estão cada vez mais adotando a inteligência artificial (IA) em seus processos criativos. De acordo com o Google, a tecnologia tem o poder de potencializar a criatividade humana, em vez de substituí-la. Durante o StartSe AI Festival, Ted Gola, líder de Produto Criativo de Performance do Google, destacou que o principal diferencial na adoção dessa tecnologia emergente está em como usá-la de forma estratégica nas rotinas de trabalho.
Segundo Gola, as buscas no Google por criar ou gerar algo cresceram mais de 150% desde 2023, e é aí que a IA pode ser usada para encurtar a distância entre uma ideia criativa e sua execução. Ele também destacou ferramentas do Google, como Gemini, Nano Banana e VEO 3, como opções que atuam na execução dessas ideias e na potencialização da criatividade.
Impacto da IA para os Criadores de Conteúdo
Gola também discutiu como a IA influencia atualmente os criadores de conteúdo, afirmando que há uma integração entre a potencialização da criatividade por meio dessa tecnologia e o conceito de omnichannel. “Estamos na era da ‘AI-omnicanalidade’, em que os criadores podem estar em todos os lugares ao mesmo tempo. A tecnologia ampliou o alcance e a presença das ideias”, pontuou o representante do Google.
Ele também destacou que o YouTube é o maior exemplo desse movimento, uma vez que a plataforma permite que criadores brasileiros ganhem destaque internacional ao gerarem experiências simultâneas nas telas dos celulares e nas Smart TVs. “Passamos de criadores confinados a telas pequenas para experiências multimomento, conectadas e interativas”, ressaltou o palestrante.
IA e o Processo Contínuo de Aprendizado
Durante sua fala, Ted Gola destacou que a utilização da IA deve estimular um processo contínuo de aprendizado com as diversas ideias que surgem durante o processo criativo. “A IA ajuda a testar múltiplas ideias e descobrir o que realmente conecta com o público. É um processo de hipóteses criativas, testes e aprendizados constantes”, enfatizou o especialista em produtos criativos.
Ele acrescentou que o verdadeiro propósito dessa tecnologia não está na ferramenta em si, mas nas conexões autênticas que ela ajuda a criar entre pessoas e marcas, independentemente da plataforma de IA utilizada. “Mais importante do que a inteligência artificial que usamos é como ela influencia nossas decisões. É isso que transforma a experiência de marcas e criadores com o público”, concluiu o representante do Google.
- A IA pode ser usada para encurtar a distância entre uma ideia criativa e sua execução.
- A tecnologia ampliou o alcance e a presença das ideias.
- A IA ajuda a testar múltiplas ideias e descobrir o que realmente conecta com o público.
Este conteúdo pode conter links de compra.
Fonte: link