bukib
0 bukibs
Columbus, Ohio
Hora local: 04:05
Temperatura: -13.4°C
Probabilidade de chuva: 0%

Desempenho da Starlink no Brasil e América Latina

A Starlink, prestadora de internet via satélite, apresentou uma evolução na velocidade oferecida no Brasil e na América Latina, de acordo com relatórios divulgados pelo portal Ookla. No entanto, a velocidade média de download no Brasil ainda está abaixo da registrada em escala global.

No Brasil, a mediana da velocidade de download alcançou 109,98 Mbps no terceiro trimestre de 2025, com crescimentos contínuos desde o início de 2024. Já a velocidade média global de download aumentou 51,7% entre janeiro e outubro de 2025, passando de 145 Mbps para mais de 220 Mbps.

Desempenho em Comparação com Outras Prestadoras

A velocidade da Starlink no Brasil está próxima da metade da velocidade mediana oferecida pelo conjunto de todas as prestadoras de internet atuantes no mercado nacional, que é de 210,81 Mbps. O estado do Rio Grande do Norte apresentou a maior média de velocidade, alcançando 155,86 Mbps.

Na América Latina, a velocidade mediana de download da Starlink atingiu 82,54 Mbps no terceiro trimestre de 2025, superando concorrentes via satélite como a Viasat e a HughesNet. A empresa lidera o setor entre consumidores na América Latina, com 98,2% de todos os testes de velocidade via satélite realizados na região durante o terceiro trimestre de 2025.

Plano de Expansão e Concorrência

A Starlink ultrapassou 600 mil usuários no país e conecta mais de 7 mil escolas públicas, com forte penetração na região Norte. O plano residencial é ofertado por R$ 236 mensais, sem contar o preço do equipamento. Para o futuro, a próxima geração de satélites prevista para 2026 promete velocidades de até 1 Gbps.

No entanto, a Starlink está prestes a enfrentar uma competição maior, com a entrada da Amazon Leo (Project Kuiper) no mercado latino-americano ainda este ano. Atualizações nas redes da Viasat e HughesNet também são previstas, o que pode afetar o desempenho da Starlink na região.

  • Velocidade média de download no Brasil: 109,98 Mbps
  • Velocidade média global de download: mais de 220 Mbps
  • Velocidade mediana de download na América Latina: 82,54 Mbps

Este conteúdo pode conter links de compra.

Fonte: link