O Cometa 3I/ATLAS e seu Periélio
O cometa 3I/ATLAS está prestes a atingir seu ponto máximo de proximidade com o Sol, conhecido como periélio, nesta quinta-feira (30). Essa aproximação oferece uma oportunidade única para as espaçonaves observarem o movimento do objeto interestelar nas proximidades da estrela.
De acordo com a NASA, o cometa deve atingir a distância mínima de 1,4 unidade astronômica (UA) do Sol, o que equivale a aproximadamente 210 milhões de quilômetros. À medida que o 3I/ATLAS se aproxima da estrela, o aumento da temperatura sublima o gelo em sua superfície, liberando gases e formando a coma ao redor do núcleo.
Esse movimento de aproximação também gera duas caudas — uma composta por poeira e outra por partículas iônicas —, tornando o cometa mais brilhante e visível. No entanto, o 3I/ATLAS entrou em conjunção solar no final de setembro e acabou se perdendo no brilho do Sol ao passar por trás da estrela.
Observações a Cargo das Espaçonaves
Nesse cenário, as espaçonaves que atualmente exploram o Sistema Solar terão papel importante nas observações do periélio. As sondas Mars Express e ExoMars Trace Gas Orbiter, por exemplo, estão orbitando Marte e terão uma visão privilegiada do hemisfério solar durante a passagem do objeto interestelar.
Algumas das missões que podem registrar o 3I/ATLAS durante sua passagem incluem:
- Mars Express e ExoMars Trace Gas Orbiter, da Agência Espacial Europeia (ESA)
- Jupiter Icy Moons Explorer (JUICE), da ESA
- Psyche, da NASA, que está a caminho do asteroide 16 Psyche
- Lucy, da NASA, voltada ao estudo de asteroides troianos
Os registros dessas missões são importantes porque os gases liberados da superfície do cometa podem revelar mais detalhes sobre sua composição química, como já aconteceu com a identificação de dióxido de carbono, água, gelo de água, monóxido de carbono e sulfeto de carbonila na sua coma.
Estudos anteriores sugerem que o cometa tem cerca de 7 bilhões de anos, e as novas análises podem ajudar os astrônomos a estimar com mais precisão o sistema estelar de origem do objeto interestelar.
Este conteúdo pode conter links de compra.
Fonte: link