bukib
0 bukibs
Columbus, Ohio
Hora local: 16:15
Temperatura: °C
Probabilidade de chuva: %

Sofisticado, mas ‘ultraprocessado’: Músicos de orquestra analisam álbum de Rosalía

Análise de Músicos de Orquestra sobre o Álbum de Rosalía

O álbum “Lux” de Rosalía, lançado em novembro, é um trabalho sofisticado que se inspira na música clássica, mas com uma abordagem pop. Músicos da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (Osesp) analisaram o álbum e destacaram cinco pontos importantes sobre a criação e a execução das músicas.

Em primeiro lugar, o disco é considerado sofisticado, mas também “ultraprocessado”. Os músicos elogiaram a criatividade das composições, mas notaram que o som é editado e trabalhado em estúdio, o que pode tornar a música mais acessível, mas também menos autêntica. Romeu Rabelo, contrafagotista da Osesp, explica que “tudo é muito bem feito, mas o som é editado, trabalhado em estúdio. Poderia ter sido feito com instrumentos eletrônicos e, talvez, o resultado fosse o mesmo”.

Outro ponto destacado é que as músicas podem ser difíceis de reproduzir ao vivo. A orquestra não pode reproduzir exatamente as músicas como elas estão no álbum, pois elas são processadas no estúdio e têm efeitos digitais. Além disso, a voz de Rosalía também é processada, o que pode tornar a execução ao vivo mais desafiadora.

Os músicos também notaram que o canto de Rosalía não é exatamente canto lírico. Embora ela use recursos do canto lírico, sua voz tem um “arzinho” que é próprio da música pop. A soprano Regiane Martinez explica que “ela usa recursos do canto lírico, sim, mas não dá para dizer que é tudo lírico. Há um arzinho na voz dela, que é legal e próprio da música pop”.

Além disso, os idiomas usados por Rosalía no álbum são uma escolha deliberada para combinar com as referências musicais. Ela canta em 13 idiomas diferentes, incluindo catalão, árabe, ucraniano, italiano, espanhol, inglês, francês, alemão, hebraico, japonês, latim, mandarim e português. Os músicos destacaram que os idiomas escolhidos por Rosalía não ajudam a entender apenas o conteúdo, mas também a forma do disco.

Por fim, os músicos notaram que no clipe de “Berghain”, a orquestra não está tocando música alguma. Embora os músicos apareçam manuseando instrumentos, é evidente que eles não estão tocando. O barítono Laércio Resende explica que “quem é instrumentista consegue identificar muito facilmente que eles não estão tocando, porque há uma postura e uma intenção física diferente quando se toca um instrumento”.

  • O álbum “Lux” de Rosalía é um trabalho sofisticado que se inspira na música clássica, mas com uma abordagem pop.
  • As músicas podem ser difíceis de reproduzir ao vivo devido ao processamento no estúdio e efeitos digitais.
  • O canto de Rosalía não é exatamente canto lírico, mas sim uma combinação de recursos do canto lírico e pop.
  • Os idiomas usados por Rosalía no álbum são uma escolha deliberada para combinar com as referências musicais.
  • No clipe de “Berghain”, a orquestra não está tocando música alguma.

Este conteúdo pode conter links de compra.

Fonte: link