bukib
0 bukibs
Columbus, Ohio
Hora local: 06:49
Temperatura: -8.9°C
Probabilidade de chuva: 0%

Smartwatch pode melhorar qualidade da massagem cardíaca, mostra estudo brasileiro

Smartwatch pode melhorar qualidade da massagem cardíaca, mostra estudo brasileiro

A ressuscitação cardiopulmonar (RCP) é um procedimento de emergência fundamental para a sobrevivência de pacientes em casos de paradas cardíacas. Recentemente, uma pesquisa realizada no Hospital Alemão Oswaldo Cruz mostrou que o uso de um smartwatch com aplicativo de feedback pode aumentar a qualidade das manobras de RCP em até 18%.

O estudo, publicado na revista científica Resuscitation Plus, envolveu 90 profissionais da saúde que realizaram sessões de 2 minutos de compressões torácicas em manequins de treinamento. A primeira sessão foi realizada sem o auxílio do dispositivo, enquanto a segunda utilizou o aplicativo de feedback integrado a um smartwatch. Durante as RCPs, o relógio ofereceu orientações visuais e sonoras sobre o ritmo e a profundidade ideais a serem aplicados.

Resultados do estudo

Os resultados mostraram que o uso do sistema de feedback integrado ao smartwatch resultou em compressões muito mais precisas do que aquelas feitas sem a ajuda do dispositivo. O desempenho geral aumentou de 82% para 97%, enquanto o ritmo correto subiu de 62% para 94%. Além disso, a profundidade adequada das manobras chegou a atingir 100% dos casos.

Esses resultados são significativos, pois cada aumento de 5 milímetros na profundidade média das compressões está relacionado a um ganho de 29% nas chances de sobreviver, elevando em 30% a probabilidade de se recuperar bem das funções neurológicas após a parada cardíaca.

Potencial dentro e fora do hospital

O estudo marca um novo passo na integração de tecnologias vestíveis e procedimentos médicos de emergência. Além disso, o uso de smartwatches pode ser especialmente útil fora do hospital, onde acontecem 80% a 90% das paradas cardíacas.

Segundo o cardiologista Leandro Costa, “o futuro está em capacitar o leigo. A ideia é que o mesmo relógio usado para monitorar a atividade física também possa orientar quem presencia uma emergência, até a chegada do socorro especializado”.

  • O uso de smartwatches pode melhorar a qualidade das manobras de RCP em até 18%.
  • O sistema de feedback integrado ao smartwatch resultou em compressões mais precisas e um desempenho geral melhor.
  • O estudo marca um novo passo na integração de tecnologias vestíveis e procedimentos médicos de emergência.

Este conteúdo pode conter links de compra.