bukib
0 bukibs
Columbus, Ohio
Hora local: 03:51
Temperatura: -10.4°C
Probabilidade de chuva: 2%

Shadow AI: O Uso Não Autorizado de Inteligência Artificial no Brasil

No Brasil, 8 em cada 10 líderes se preocupam com o uso de ferramentas de IA externas e sem aprovação formal da companhia e do departamento de TI. Isso é conhecido como Shadow AI, ou IA paralela, e pode representar um risco significativo para as empresas.

De acordo com um estudo global da SAP em parceria com a Oxford Economics, 66% das companhias brasileiras admitem que o uso de Shadow AI ocorre com alguma frequência. Isso é impulsionado pelo avanço da inteligência artificial generativa nas rotinas profissionais.

Por que os Funcionários Usam Shadow AI?

Os funcionários usam Shadow AI por busca de eficiência, não por malícia. No entanto, ao colocar segredos industriais em uma plataforma de IA generativa pública, eles estão potencialmente treinando o modelo do seu concorrente.

Um relatório de tendências de trabalho da Microsoft em parceria com o LinkedIn de 2024 mostrou que os profissionais tinham medo de admitir que estavam usando IA no trabalho. Pouco mais da metade dos que usam inteligência artificial (52%) eram relutantes em mostrar que usam a tecnologia em tarefas importantes.

Como Lidar com a Shadow AI

Para lidar com a Shadow AI, o caminho não é proibir o uso, mas explicar os riscos e criar alternativas. As empresas devem oferecer um ambiente corporativo seguro em que os dados não vazem e educar o time para entender o impacto ético e de negócio do uso da Shadow AI.

As empresas brasileiras estão entrando em uma nova fase de maturidade digital, em que a IA deixa de ser um experimento e passa a ser uma alavanca de crescimento. O uso de IA está sendo embutido em tudo, do editor de texto ao navegador, e a Shadow AI tende a se tornar onipresente e mais difícil de distinguir.

  • 23% das tarefas corporativas no Brasil já contam com algum tipo de suporte de IA.
  • A expectativa é que esse número suba para 40% até 2027.
  • 69% das empresas afirmam que a tecnologia tem sido eficaz para solucionar os principais desafios de negócio.

Os investimentos em IA no Brasil devem avançar 36% nos próximos dois anos, com retorno médio de 16% e projeção de 31% em dois anos. As empresas brasileiras avançam na captura de valor da inteligência artificial, e a IA está se tornando uma ferramenta importante para impulsionar a transformação dos negócios.

Este conteúdo pode conter links de compra.

Fonte: link