Seu texto parece feito por IA? Veja como deixá-lo mais natural
Com o avanço da tecnologia, os chatbots de inteligência artificial, como ChatGPT, Gemini Google e Microsoft Copilot, têm sido utilizados para gerar textos. No entanto, é importante notar que essas ferramentas não são adequadas para escrever determinados tipos de textos, como trabalhos escolares, reportagens e materiais acadêmicos.
Embora a IA possa ajudar com ideias, sugestões, revisões e resumos, é possível notar certos padrões que indicam que o texto foi feito por inteligência artificial. Por isso, mesmo quando pessoas usam IAs de maneira “inofensiva”, como para criar posts de redes sociais, por exemplo, acabam sendo interpretadas como “conteúdo feito por IA”, com traços artificiais, que podem prejudicar o valor da mensagem.
Sinais de textos gerados por IA
Existem alguns sinais que indicam que um texto foi gerado por IA. Aqui estão alguns deles:
- Estrutura de frase com padrões automáticos: a repetição na estrutura de frases é um indicativo recorrente em textos com “cara de IA”.
- Uso de generalizações e abstrações: a IA tende a usar termos amplos demais, que deixam a informação solta.
- Ausência de contexto situacional: a IA também ficou conhecida por criar textos sem contexto situacional e abordar assuntos de maneira genérica.
- Vocabulário neutro e previsível: as IAs recorrem a um vocabulário neutro e previsível, com termos como “inovador”, “eficiente” e “otimizado”.
- Sequência lógica entre frases: se um texto não possui uma sequência lógica e coerente entre as frases, é um forte sinal de conteúdo automatizado por inteligência artificial.
Como revisar um texto para reduzir sinais de IA
Para revisar um texto feito por inteligência artificial e reduzir os sinais de IA, é importante seguir alguns passos. Aqui estão algumas dicas:
- Cada parágrafo deve responder a uma pergunta específica.
- Há dados, exemplos ou recortes concretos em todos os blocos?
- Existe repetição de estrutura em mais de duas frases seguidas?
- Alguma frase poderia ser removida sem alterar o entendimento?
Além disso, é importante lembrar que a inteligência artificial não é adequada para escrever textos de trabalhos escolares, acadêmicos ou profissionais. Lembre-se de explorar a tecnologia como ferramenta para ter ideias, montar planejamentos, resumir conteúdos longos, revisar possíveis erros ortográficos, entre outras ações complementares.
Este conteúdo pode conter links de compra.
Fonte: link