Seminário Nacional das Rodas de Samba: Fortalecimento e Proteção
O 1º Seminário Nacional das Rodas de Samba, realizado no centro da cidade do Rio de Janeiro, reuniu pesquisadores, gestores públicos, lideranças culturais e representantes de rodas de samba de todo o Brasil para discutir os desafios e o papel dessas manifestações na vida cultural brasileira.
Com duração de três dias, o seminário foi organizado pelo Ministério da Cultura e abordou temas como economia criativa, patrimônio cultural, memória, participação social, promoção de políticas públicas, ocupação dos espaços públicos e desenvolvimento territorial. O objetivo foi refletir sobre a importância das rodas de samba e como elas podem ser fortalecidas e protegidas.
O ministro da Cultura interino, Márcio Tavares, destacou a importância das rodas de samba, afirmando que elas têm uma grande rede de produção cultural e preservam as tradições afro-brasileiras. “Mais do que apresentações musicais, elas são ambiente de convivência, de memória, de educação popular, formação artística, emprego e renda, fortalecimento das redes comunitárias”, disse.
A programação do seminário incluiu debates com nomes como Helena Theodoro, Tadeu Kaçula, Nei Lopes, Nilcemar Nogueira e Zé Luiz do Império, entre outros. A cerimônia de encerramento foi realizada no Clube Renascença, no bairro do Andaraí, zona norte da cidade, com uma mesa de debates seguida de feijoada e roda de samba em homenagem à histórica sambista carioca Tia Surica.
Para mais informações, é possível acessar as redes sociais do Ministério da Cultura. O seminário foi uma oportunidade importante para discutir o futuro das rodas de samba e como elas podem ser apoiadas e protegidas.
- Fortalecimento das rodas de samba
- Proteção do patrimônio cultural
- Promoção de políticas públicas para o desenvolvimento cultural
Este conteúdo pode conter links de compra.
Fonte: link