bukib
0 bukibs
Columbus, Ohio
Hora local: 16:58
Temperatura: °C
Probabilidade de chuva: %

Selo da Vergonha: Apps que Drenam Energia Terão Aviso na Play Store

O Google anunciou recentemente que começará a sinalizar aplicativos na Play Store que apresentam um consumo excessivo de bateria em dispositivos Android. Essa medida faz parte de uma série de “novas métricas” planejadas para oferecer mais informações detalhadas sobre os recursos de um aplicativo no aparelho.

O objetivo é melhorar a experiência dos usuários para que eles saibam exatamente como um aplicativo pode “sugar” a performance da bateria. Os desenvolvedores terão até 1 de março de 2026 para adequar seus aplicativos às exigências do Google.

Como a Sinalização Será Feita

A sinalização será exibida na própria página do app na loja oficial da empresa, com um aviso em destaque que alerta o usuário para um maior consumo em segundo plano daquele programa. O Google vai se basear em uma janela de 28 dias para medir apenas “bloqueios de ativação não isentos”, ou seja, aqueles que não são mantidos pelo sistema ou estão relacionados à reprodução de áudio ou transferência de dados.

O limite para que um aplicativo esteja dentro dos novos padrões da empresa é de 5%. Caso um app ultrapasse essa porcentagem, ele receberá automaticamente um sinal de alerta na Play Store.

Uma Questão de Cibersegurança

Embora a nova métrica não revele infecção por software malicioso, o alto consumo de bateria é um sinal de alerta. O consumo excessivo de bateria é um sinal comum de que o dispositivo pode ter sido infectado por um vírus. Como o software malicioso precisa estar constantemente executando processos em segundo plano para concluir a transferência de dados, a atividade exige uma alta fonte de energia do aparelho, fazendo com que ele descarregue com maior rapidez.

Os usuários devem estar atentos e tomar medidas para proteger seus dispositivos, como:

  • Verificar as permissões dos aplicativos antes de instalá-los
  • Manter o sistema operacional e os aplicativos atualizados
  • Usar um antivírus confiável

Essas medidas podem ajudar a prevenir a instalação de aplicativos maliciosos e proteger a segurança dos dispositivos.

Este conteúdo pode conter links de compra.

Fonte: link