Oscar 2026: Comentários Polêmicos e Indicações Brasileiras
O diretor do longa espanhol “Sirât”, Óliver Laxe, fez comentários polêmicos sobre as indicações de “O Agente Secreto” ao Oscar 2026. Laxe afirmou que, devido ao ultranacionalismo dos brasileiros na Academia, se um sapato fosse inscrito, todos votariam nele. Essas palavras geraram controvérsia e chamaram a atenção para a presença brasileira na premiação.
A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas (AMPAS) é composta por aproximadamente 10 mil pessoas, incluindo brasileiros que já concorreram em outras premiações ou foram convidados pela entidade. Alguns dos brasileiros que fazem parte da lista incluem Fernanda Montenegro, Maeve Jinkings, Carlos Saldanha, Petra Costa, Alice Braga, Sonia Braga, Rodrigo Santoro, Kleber Mendonça Filho, Wagner Moura e Selton Mello.
Indicações Brasileiras ao Oscar 2026
“O Agente Secreto” recebeu quatro indicações ao Oscar 2026, empatando com o recorde de “Cidade de Deus” em 2004. O filme de Kleber Mendonça Filho concorre em:
- Melhor seleção de elenco
- Melhor filme internacional
- Melhor ator para Wagner Moura
- Melhor filme
Além de “O Agente Secreto”, um brasileiro também concorre em Melhor Fotografia. Adolpho Veloso é um dos favoritos na categoria por seu trabalho em “Sonhos de Trem”. O Oscar 2026 acontece em 15 de março, em Los Angeles, nos Estados Unidos, e será apresentado pelo comediante Conan O’Brien.
Os comentários de Laxe sobre o ultranacionalismo dos brasileiros na Academia geraram debate e chamaram a atenção para a importância da diversidade e da representação na indústria cinematográfica. A presença brasileira no Oscar 2026 é um exemplo da crescente influência do cinema brasileiro no cenário internacional.
Este conteúdo pode conter links de compra.
Fonte: link