Ministério da Saúde Anuncia Compra de Vacinas Contra o Vírus Sincicial Respiratório
O Ministério da Saúde anunciou a compra de 1,8 milhão de doses da vacina contra o vírus sincicial respiratório (VSR), principal causador de bronquiolite em recém-nascidos, por um valor de R$ 1,7 bilhão. O primeiro lote, com 673 mil doses, começará a ser distribuído aos estados ainda este mês.
A vacinação será imediata, a partir do recebimento das doses pelos estados e municípios brasileiros, com expectativa de ser realizada durante todo o mês de dezembro. A meta é vacinar 80% do público-alvo, que inclui grávidas a partir da 28ª semana de gestação, com o objetivo de proteger bebês menores de 6 meses.
Importância da Vacinação
A vacinação é importante porque o VSR é responsável por cerca de 75% dos casos de bronquiolite e por 40% dos casos de pneumonia em crianças menores de 2 anos. A vacina oferece proteção imediata a recém-nascidos, reduzindo a necessidade de hospitalizações.
De acordo com o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, “a estratégia não é vacinar a criança, é vacinar a gestante e proteger o seu bebê no ventre ainda, na gravidez. Para ele já estar protegido assim que nasce”.
Dados sobre o VSR
Até 15 de novembro, o Brasil registrou 43,1 mil casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) causados por VSR em 2025. A maior concentração de hospitalizações (82,5%) foi registrada entre crianças com menos de 2 anos.
A diretora da Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm), Isabella Ballalai, destacou que a estratégia de vacinar gestantes contra o VSR é extremamente importante para proteger crianças do adoecimento e mesmo de mortes causadas pela infecção.
- A vacinação contra o VSR é fundamental para proteger recém-nascidos.
- A vacina pode ser administrada junto a outras doses, como a vacina contra a covid-19 e a influenza.
- A meta é vacinar 80% do público-alvo, que inclui grávidas a partir da 28ª semana de gestação.
O Ministério da Saúde prevê a compra de mais 4,2 milhões de doses contra o VSR até 2027.
Este conteúdo pode conter links de compra.
Fonte: link