Samsung Desenvolve Própria GPU para o Galaxy S28
A Samsung está planejando abandonar a arquitetura RDNA da AMD e desenvolver sua própria GPU para os próximos dispositivos, começando com o chipset Exynos 2800, previsto para ser lançado em 2028 e integrado nos celulares Galaxy S28.
Essa mudança visa seguir um modelo de integração vertical semelhante ao da Apple, permitindo que a Samsung controle toda a cadeia de hardware e software, o que promove maior otimização e reduz a dependência de tecnologias licenciadas da Qualcomm e da AMD.
Além disso, a Samsung acredita que GPUs de uso geral, como as adaptações das plataformas AMD, impedem a implementação total de funções de IA e a otimização perfeita do software. Em contraste, GPUs próprias poderão oferecer melhor gerenciamento térmico, evitando a queda de desempenho por calor comum em gerações anteriores, e ajudar a oferecer taxas de quadros mais estáveis em jogos ou outras tarefas pesadas.
Os benefícios de ter uma GPU própria incluem:
- Melhor gerenciamento térmico
- Otimização perfeita do software
- Implementação total de funções de IA
A arquitetura de GPU feita “em casa” não será limitada aos celulares. A Samsung planeja levar essa tecnologia para produtos como óculos inteligentes, sistemas de infoentretenimento veicular, chips para veículos autônomos, robôs humanoides e mais.
Para promover esse desenvolvimento, a empresa tem recrutado veteranos da indústria, como John Rayfield, ex-executivo da AMD com experiência em gráficos e computação.
No entanto, o grande desafio da Samsung será melhorar os rendimentos de produção em suas fábricas para viabilizar a adoção em massa, um problema considerável no desenvolvimento de gerações recentes da linha Exynos.
Antes do Exynos 2800, a Samsung deve implementar o já anunciado Exynos 2600 nos celulares da linha Galaxy S26, que ainda é baseado na arquitetura AMD, mas se destaca por ser feito no processo de 2nm, que promete um salto significativo de performance e eficiência energética.
Este conteúdo pode conter links de compra.
Fonte: link