Robotáxi escapa de multa de trânsito por motivo inusitado
Um robotáxi da Waymo cometeu uma infração de trânsito ao rodar pela região de San Bruno, na Califórnia, EUA, mas acabou sendo “liberado” pela polícia sem receber a merecida multa. O motivo foi o fato de não haver um motorista humano para receber a punição.
De acordo com a reportagem publicada pelo The Guardian, as autoridades ordenaram a parada do veículo ao notar que o “motorista” havia feito uma conversão ilegal, em “U”, mas, ao abordar o carro, tiveram que desistir da aplicação da punição. A polícia local afirmou que alertou a Waymo sobre a infração do robotáxi e a empresa destacou que seus carros autônomos “foram projetados para respeitar as regras de trânsito” e que “está investigando a situação e comprometida a melhorar a segurança de todos”.
A situação destacou a brecha que há nas leis de trânsito locais para punir carros autônomos, cada vez mais presentes no cenário urbano dos Estados Unidos. No entanto, o governo já havia ligado o sinal de alerta para tais cenários e sancionou um projeto que permitirá aos policiais emitirem uma “notificação de não-conformidade” aos carros autônomos que forem flagrados cometendo infrações de trânsito.
O projeto foi idealizado pelo deputado Phil Ting e prevê, além da punição ao carro sem motorista, a criação de uma linha telefônica exclusivamente voltada para emergências de trânsito com carros autônomos, que será de responsabilidade das montadoras. A ideia é que as alterações reduzam incidentes com carros autônomos bloqueando as ruas, invadindo vias fechadas, atrapalhando o trânsito e colidindo com pedestres ou animais.
A seguir, estão algumas das principais medidas que serão implementadas:
- Criação de uma linha telefônica exclusivamente voltada para emergências de trânsito com carros autônomos;
- Permitir que os policiais emitam uma “notificação de não-conformidade” aos carros autônomos que forem flagrados cometendo infrações de trânsito;
- Responsabilidade das montadoras pela linha telefônica de emergência.
O prazo para entrar em vigor é julho de 2026. Com essas mudanças, espera-se que os incidentes com carros autônomos sejam reduzidos e a segurança no trânsito seja melhorada.
Este conteúdo pode conter links de compra.
Fonte: link