Columbus, Ohio
Hora local: 00:21
Temperatura: 12.1°C
Probabilidade de chuva: 0%

Review JOVI V50 Lite: celular chinês impressiona com bateria de 6.500 mAh


O JOVI V50 Lite é um celular intermediário da JOVI, marca chinesa que estreou no Brasil em abril de 2025. Lançado em maio do mesmo ano com preço sugerido de R$ 3.199, o smartphone é encontrado por R$ 2.999 no e-commerce e traz especificações que chamam a atenção, como tela AMOLED de alta qualidade, com taxa de atualização de 120  Hz, e bateria robusta de incríveis 6.500  mAh com carregamento ultrarrápido de 90 W. Por outro lado, o aparelho deixa a desejar no conjunto de câmeras, aspecto testado pelo TechTudo ao longo de um mês.
➡️ Canal do TechTudo no WhatsApp: acompanhe as principais notícias, tutoriais e reviews
📲 Batalha de gigantes: POCO X7 Pro ou JOVI V50? Revelamos qual é o melhor
Com design fino e elegante, o JOVI V50 Lite foi projetado para oferecer resistência a diversas situações do dia a dia. Por isso, traz consigo as certificações IP65 e de nível militar, que garantem proteção contra poeira e jatos de água, ideal para quem trabalha ou circula em ambientes expostos. Neste review, você confere esse e outros detalhes do modelo mais acessível da linha V50. Continue a leitura para saber se vale a pena comprar o celular em 2025.
Saiba-mais taboola
Celular JOVI é bom? Tudo sobre a nova marca de celulares no Brasil
📝 Celular JOVI é melhor que Xiaomi? Tire dúvidas no Fórum do TechTudo
Initial plugin text
Tela AMOLED, superbateria e mais: confira o review do JOVI V50 Lite
Para facilitar sua leitura, o TechTudo traz o índice com todos os tópicos abordados no texto. Confira a seguir:
Ficha técnica do JOVI V50 Lite
Design fino e elegante chama a atenção ⭐⭐⭐⭐
Tela AMOLED com cores vivas ⭐⭐⭐⭐⭐
Som de primeira ⭐⭐⭐⭐⭐
Câmeras ficam atrás do V50 ⭐⭐⭐
Superbateria de 6.500 mAh ⭐⭐⭐⭐⭐
Bom desempenho, mas para o dia a dia ⭐⭐⭐⭐
Sistema funcional e fluído ⭐⭐⭐⭐
Vale a pena?
Ficha técnica do JOVI V50 Lite
Design fino e elegante chama a atenção ⭐⭐⭐⭐
O JOVI V50 Lite chamou atenção logo no unboxing. Ao tirar o smartphone da caixa, que vem com diversos acessórios, a espessura de apenas 7,79 mm — fino para um celular com bateria de 6.500 mAh — salta aos olhos. Com bordas curvas e traseira fosca, o celular tem aparência elegante e sofisticada, mesmo sendo feito de materiais mais baratos, como plástico. O “ar premium” é reforçado pela cor Ouro Titânio, opção recebida pelo TechTudo para testes.
As câmeras, dispostas em uma base oval, também se destacam, especialmente pela presença da Aura Light, uma espécie de mini ring light que ajuda na captura de fotos em ambientes com pouca luz. O recurso é um dos pontos altos do aparelho chinês, que traz acessórios como capa protetora e película aplicada de fábrica. Além disso, como de praxe, a caixa conta com carregador, cabo USB, extrator de Chip e cartão de garantia — muito importante para o consumidor.
Entre os acessórios presentes na caixa do V50 Lite estão capa protetora, carregador, cabo USB e extrator de chip
Amanda Zola/TechTudo
Vale destacar, ainda, a presença da certificação IP65. Embora inferior às IP68 e IP69 presentes no JOVI V50 — celular mais avançado da linha, também testado pelo TechTudo —, ela garante proteção contra a entrada de poeira e jatos de água de baixa pressão.
Para quem preza por um design sofisticado, mas não quer gastar muito, o JOVI V50 Lite é uma ótima opção, já que lembra flagships como iPhone 16 e Galaxy S25 Edge. No quesito visual, portanto, o celular entrega muito mais do que se espera de um intermediário.
JOVI V50 está disponível nas cores Ouro Titânio e Preto Eclipse
Lucas Loyo/TechTudo
Tela AMOLED com cores vivas ⭐⭐⭐⭐⭐
Outro destaque do smartphone é a tela AMOLED com taxa de atualização de até 120 Hz, que garante resposta rápida ao toque e fluidez na navegação. Esse tipo de painel oferece cores vibrantes e pretos profundos, garantindo excelente contraste, principalmente ao assistir a vídeos. É algo que impressiona, mesmo que seja uma especificação presente na maioria dos celulares do segmento.
O V50 Lite agrada quem prefere um smartphone grande: tem 6,77 polegadas, mas ainda é leve e confortável nas mãos. A tela, protegida por vidro temperado, oferece maior resistência a impactos e arranhões, e os 1.800 nits de pico de brilho asseguram boa visibilidade mesmo sob luz solar intensa. A resolução Full HD+ de 2392 × 1080 pixels também contribui para imagens nítidas e é ligeiramente superior à de concorrentes como o Galaxy A36, da Samsung.
Tela de inicialização do JOVI V50 Lite
Amanda Zola/TechTudo
No geral, a tela do V50 Lite apresenta alto brilho e cores vivas em diferentes ângulos. Não houve dificuldades para ver os conteúdos à noite graças à certificação SGS de baixa luz azul, um recurso que ajuda a reduzir o cansaço visual em usos prolongados e torna o celular confortável para navegar antes de dormir.
Som de primeira ⭐⭐⭐⭐⭐
O JOVI V50 Lite oferece som Dual Stereo Speaker, que promete até 400% mais potência de volume, e este foi o quesito que mais me surpreendeu. Mesmo sem suporte ao Dolby Atmos, o smartphone entrega um som com qualidade de estúdio, que faz você dispensar qualquer caixinha. Durante os testes, o volume do aparelho deixou o Galaxy A15 do meu irmão no chinelo.
Alguns apontam que a ausência do Dolby Atmos poderia resultar em uma experiência menos imersiva, mas o som do V50 Lite consegue preencher uma sala inteira sem perder qualidade — sim, com seus alto-falantes estéreo. Esse tipo de som é suficiente para assistir a filmes, séries e, claro, ouvir uma boa música.
Com som de primeira, JOVI V50 Lite garante chamadas mais imersivas
Amanda Zola/TechTudo
Vale destacar que ele não apresentou distorções ou chiados durante os testes, o que o torna ideal para quem dispensa fones de ouvido e prefere usar o viva-voz durante chamadas telefônicas. Além disso, a certificação Hi-Res Audio garante que ele apresente ótima qualidade sonora. Para se ter uma ideia, o volume do V50 Lite chega a ser mais alto que o do meu iPhone 14 Pro Max, um topo de linha.
Câmeras ficam atrás do V50 ⭐⭐⭐
O JOVI V50 Lite traz um conjunto duplo na traseira formado por uma câmera principal de 50 MP e uma ultrawide de 8 MP. Veja abaixo como as câmeras do smartphone estão organizadas.
Câmera principal de 50 MP com abertura de f/1.8;
Câmera ultrawide de 8 MP com abertura de f/2.2;
Câmera frontal de 32 MP com abertura de f/2.5.
Versão mais premium da linha, o JOVI V50 foi muito elogiado pelo TechTudo por entregar “fotos nítidas, com cores vivas, bom contraste e alcance dinâmico”. Naturalmente, fiquei com muitas expectativas em relação ao V50 Lite, mas os resultados me decepcionaram.
No geral, as fotos diurnas saem satisfatórias, com boa nitidez e contraste, embora o aparelho altere levemente as cores, deixando-as menos vibrantes do que são na realidade. Em ambientes com luz artificial, isso se acentua e as imagens parecem “apagadas”.
Fotos tiradas com o JOVI V50 Lite
A ultrawide, responsável pela captura de fotos em ângulo mais amplo, cumpre seu papel e não apresenta grandes distorções. Já o modo retrato decepcionou. Inicialmente, a expectativa era de que ele entregasse resultados um pouco parecidos com os do V50, mas eles não chegam nem perto, principalmente em ambientes com pouca luz.
A câmera frontal de 32 MP funciona bem em fotos diurnas, ainda que o filtro de suavização de fábrica reduza a naturalidade da pele. À noite, porém, o desempenho cai drasticamente: as fotos ficam bastante “granuladas”, perdendo muitas cores e detalhes. Isso torna as selfies em ambientes pouco iluminados o ponto mais crítico do aparelho.
Outra questão é a falta de estabilização óptica (OIS) em vídeos e fotos em movimento. O smartphone só oferece estabilização digital — ou seja, ao filmar, você vai precisar manter a mão bem firme. Além disso, o JOVI V50 Lite filma em, no máximo, Full HD (1080p) a 30 quadros por segundo (fps) tanto na câmera traseira quanto na frontal, o que pode decepcionar alguns usuários.
Como mencionado, o V50 Lite traz uma funcionalidade chamada “Aura Light” — ou “Luz Aura”, em português —, um anel de luz que substitui o flash tradicional da maioria dos smartphones. O recurso é útil justamente por ser semelhante a uma ring light, mas funcionalidades como ajustar a temperatura e o brilho só estão presentes na versão V50. Isso me frustrou totalmente ao testar a câmera pela primeira vez. Sinto que não faz sentido tirar esses ajustes, que são o que torna o recurso mais interessante.
Aura Light, do JOVI V50
Lucas Loyo/TechTudo
Apesar dos pontos fracos, o aparelho ainda entrega resultados aceitáveis em registros diurnos. Quem busca fotografia mais avançada, especialmente em ambientes com pouca luz, provavelmente vai se frustrar.
Superbateria de 6.500 mAh ⭐⭐⭐⭐⭐
Se o ponto mais crítico é a selfie em ambientes pouco iluminados, o destaque é a bateria feita de silício-carbono, que passa despercebida no corpo fino do celular. O JOVI V50 Lite vem equipado com um componente de 6.500 mAh, ainda incomum no segmento intermediário — a maioria dos concorrentes, como o Galaxy A36 (5.000 mAh) e o Moto G86 (5.200 mAh), fica abaixo desse número. Esse diferencial faz com que ele aguente um dia inteiro de uso intenso nas redes sociais e streaming de vídeos, como YouTube e Netflix, e ainda sobre cerca de 20% de carga — mesmo com o brilho da tela alto.
O chip MediaTek Dimensity 6300, com litografia de 6 nanômetros, contribui para esse resultado, já que prioriza eficiência energética mesmo em tarefas mais pesadas. Durante longas sessões no TikTok, por exemplo, o celular pouco descarregou, assim como nos testes do AnTuTu, que registrou um consumo de apenas 2% da bateria. Mesmo que ela acabasse, o carregador de 90 W garante que o aparelho vá de 0 a 100% em menos de uma hora.
Carregador do JOVI V50 Lite é de 90 W
Amanda Zola/TechTudo
Embora não tenha suporte para carregamento sem fio, o V50 Lite oferece carregamento reverso, que permite carregar outros dispositivos, como fones de ouvido e relógios inteligentes, diretamente do smartphone. Além disso, vale destacar que a bateria BlueVolt do V50 Lite foi projetada para ter longa vida útil. A fabricante garante que o celular mantém no mínimo 80% da sua capacidade original, mesmo após quatro anos de uso. Uma promessa rara em intermediários e que traz confiança para quem busca longevidade.
Bom desempenho, mas para o dia a dia ⭐⭐⭐⭐
O desempenho do JOVI V50 Lite é garantido por um processador típico em intermediários, o MediaTek Dimensity 6300. Com velocidade máxima de 2,4 GHz e litografia de 6 nm, o chip promete eficiência energética sem abrir mão da fluidez no dia a dia. O celular ainda oferece 8 GB de memória RAM — que pode chegar a até 16 GB se for expandida virtualmente — e 256 GB de armazenamento interno, suficiente para guardar bastantes aplicativos, fotos e vídeos.
Na prática, ele rodou bem jogos como Seven Deadly Sins e Call of Duty Mobile, sem apresentar engasgos ou travamentos. Até no PUBG Mobile, mesmo para quem está começando, a experiência foi estável, sem aquecimento durante as partidas ou queda drástica na bateria. Fora dos games, tarefas comuns, como navegar nas redes sociais, assistir a vídeos no YouTube e alternar entre aplicativos também não apresentaram lentidão.
Interface Funtouch OS 15, do JOVI V50 Lite
Amanda Zola/TechTudo
Apesar do bom desempenho no dia a dia, o JOVI V50 Lite deixou a desejar nos testes de benchmark. No AnTuTu Benchmark, ele marcou apenas 438.719 pontos, número abaixo de intermediários como o Moto G86 (entre 600.000 e 700.000) e o Galaxy A36 (entre 550.000 e 646.000). Por outro lado, o chip também se saiu bem no gerenciamento de calor, com aumento de apenas 2,9 °C durante o teste. No geral, é um desempenho suficiente para redes sociais, streaming e jogos leves ou médios.
Sistema funcional e fluído ⭐⭐⭐⭐
O smartphone roda sob a interface Funtouch OS 15, da JOVI, baseada no Android 15. Apesar de ser visualmente básica, a interface é de uso simples e fluido — fluidez esta que se mantém por até cinco anos, segundo a JOVI. Um ponto positivo são os recursos de inteligência artificial, como o Circule para Pesquisar, para fazer buscas visuais no Google, e o Apagador de Objetos, que permite remover elementos indesejados das fotos.
A fabricante oferece quatro anos de suporte de software e segurança. Um bom prazo, mas aquém de concorrentes como a Samsung, que oferece até seis anos de atualização para os modelos Galaxy A56, A36 e A26, lançados em 2025. Por outro lado, a Xiaomi está aquém e fornece suporte por cerca de dois a três anos.
Interface FunTouch OS 15 do JOVI V50
Reprodução/Ana Letícia Loubak
Vale a pena?
Se você quer um celular para tarefas básicas, como navegar nas redes sociais e assistir a vídeos, o JOVI V50 Lite pode ser uma boa opção. Ele consegue rodar muito bem sem travamentos, inclusive em jogatinas, embora títulos mais pesados, como Genshin Impact, exijam mais do que o chip oferece. Nas câmeras, o aparelho se sai bem em ambientes bem iluminados, mas pode decepcionar em condições mais precárias de luminosidade.
JOVI V50 Lite vem com Android 15 de fábrica
Amanda Zola/TechTudo
Por outro lado, seu preço está muito acima do que ele oferece, se comparado a concorrentes na mesma faixa de preço. Lançado em maio de 2025 por R$ 3.199, o smartphone já pode ser encontrado no varejo online por a partir de R$ 2.999. Por um valor menor, é possível adquirir modelos intermediários como Moto G86 e Galaxy A56. Disponíveis por R$ 1.999 e R$ 1.716, respectivamente, esses celulares têm baterias menores, mas superam o JOVI V50 Lite em quesitos como construção, com proteção IP67 ou superior, e desempenho, com processadores de 4 nanômetros.
No fim das contas, ele é interessante para quem prioriza um smartphone moderno, já com 5G, Android 15, NFC e ótima autonomia de bateria, mas o preço atual o coloca em desvantagem frente a rivais que, realmente, oferecem mais por menos. Se custasse na faixa dos R$ 1.700 a R$ 2.000, seria um intermediário bem competitivo.
⭐ Nota final: 4,3 estrelas
Initial plugin text
Com informações de JOVI
Mais do TechTudo
Nota de transparência: o TechTudo mantém uma parceria comercial com lojas parceiras. Ao clicar no link da varejista, o TechTudo pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação. Os preços mencionados podem sofrer variação e a disponibilidade dos produtos está sujeita aos estoques. Os valores indicados no texto são referentes a agosto de 2025.